23 de novembro, de 2021 | 15:46

Futebol feminino: calendário de 2022 terá quatro competições nacionais

Bruno Sousa/Atlético
 A CBF anunciou a criação da terceira divisão (A-3) do Brasileiro e também da SuperCopa do Brasil A CBF anunciou a criação da terceira divisão (A-3) do Brasileiro e também da SuperCopa do Brasil

O calendário de 2022 do futebol feminino brasileiro terá duas novas competições nacionais, além das já existentes: primeira e segunda divisões (A-1 e A-2). A CBF anunciou a criação da terceira divisão (A-3) do Brasileiro e também da SuperCopa do Brasil. Entre as novidades divulgadas nesta segunda-feira (22), no cronograma da CBF para a próxima temporada também está a remodelagem da Série A-2, que terá redução de 36 para 16 clubes participantes.

A SuperCopa do Brasil abrirá o calendário de competições do ano que vem. A disputa ocorrerá de 6 a 13 de fevereiro, em formato mata-mata. O torneio reunirá oito clubes - um por estado - mais bem colocados nas divisões A-1 e A-2 do Brasileirão deste ano. Os confrontos serão definidos por sorteio.

O já tradicional Brasileirão Feminino terá início no dia 6 de março seguirá com 16 equipes na disputa, e permanecerá com formato de pontos corridos na primeira fase, e mata-mata na segunda etapa. Está prevista uma uma interrupção em julho (de 19 a 2 de agosto) devido à Copa América Feminina. A final do Brasileiro está programada para 25 de setembro.

O Brasileiro A-2 no ano que vem terá apenas 16 clubes - atualmente são 36 agremiçaões. A competição reunirá os quatro rebaixados da Série A-1 de 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da Série A-2 deste ano.

A debutante terceira divisão (Série A-3) no calendário do Brasileiro Feminino de 2022 terá representantes de todos os estados do país e também do Distrito Federal. A competição reunirá 27 equipes campeãs estaduais, e mais quatro clubes mais bem posicionados no ranking nacional de clubes de futebol masculino de 2022, além de uma agremiação mais bem colocada no ranking nacional de clubes de futebol feminino de 2022.

Base

A CBF alterou também critérios e limites de idade das competições de base. Na temporada de 2022, o Brasileiro Feminino passa a contemplar as faixas etárias Sub-17 e Sub-20, além da Liga de Desenvolvimento da Conmebol Sub-16 e Sub-14. (Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário