22 de novembro, de 2021 | 07:57

Enem teve a música 'Admirável Gado Novo' e questão sobre luta de classes

Depois de uma sequência de polêmicas envolvendo tentativa de controle de conteúdo, demissão coletiva de servidores, prova foi marcada por questões sociais

Tomaz Silva / Agência Brasil
Primeira etapa do Enem 2021 no domingo teve provas com questões consideradas polêmicas Primeira etapa do Enem 2021 no domingo teve provas com questões consideradas polêmicas

A primeira rodada da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) foi aplicada neste domingo, (21) e trouxe um trecho da música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, uma charge do cartunista Henfil, questões sobre racismo e uma sobre um texto de Friedrich Engels, coautor do Manifesto Comunista, com Karl Marx.

A prova trouxe, ainda, uma questão com a música Sinhá, de Chico Buarque. Já o tema da Redação deste ano foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

O Enem 2021 foi marcado por polêmicas que envolveu a tentativa de controle do conteúdo da prova e crise com os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração do exame.

Professores que avaliaram a prova admitiram que ficaram surpresos com a qualidade da prova, que tinha questões "muito progressistas", quando esperavam um conteúdo marcado pela censura.

Entre os muitos pontos que chamaram a atenção, professores de história apontam a questão que tinha um texto de Friedrich Engels, que falava sobre a luta de classes entre o operariado e a classe média.

Além disso, teve a questão que usou um trecho da música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho (1979). Escrita em plena ditadura militar, a música é atemporal e fala de uma situação que poderia acontecer em qualquer época.

A música destaca a passividade do povo, uma metáfora provavelmente dos tempos atuais. Na questão sobre Engels, havia um texto que falava que não se podia confiar na classe média porque ela dizia ser a favor da igualdade e não era. A resposta certa era para o aluno indicar a luta de classes.

A prova de inglês falava da situação das mulheres negras nos Estados Unidos, usando trechos do livro da ex-primeira-dama norte-americana Michelle Obama.

Além disso, outra questão discutia gênero, ao perguntar sobre as mulheres cientistas no século 19 que só podiam catalogar animais e plantas em viagens com seus maridos.

Duas questões tratavam de escravidão, uma sobre um escravo fugitivo e outra sobre os escravos chamados "tigres", que levavam as fezes dos senhores quando não havia esgoto. A resposta correta, segundo o professor do Descomplica, era que esse trabalho reafirmava a hierarquia social.

Uma questão de interpretação de texto trazia a música Sinhá, de Chico Buarque, que conta a história de um escravo castigado por ter visto a sinhá nua.

Questões sobre temática indígena também apareceram na prova, como a que falava sobre os jesuítas terem aprendido medicina com indígenas no Brasil.

Fonte

As questões do Enem são retiradas do Banco Nacional de Itens (BNI). São formuladas por vários professores das variadas áreas do conhecimento humano e, nos meses que antecedem a aplicação das provas, são escolhidas para a edição do caderno de questões.

"A prova diz muito do que fazemos em sala de aula, dos textos que levamos para o debate, da lembrança do passado e, sobretudo, das temáticas que nos cobram posicionamentos hoje. Educação não é neutra, senhores. Educação que não contesta é subserviência. Os governos passam, os servidores públicos ficam", afirmou o professor Cláudio Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ninja

22 de novembro, 2021 | 18:44

“Estou espantado. E depois falam que não existe ideologias em sala de aula. " Educação não é neutra" fiquei espantado com essa frase. Desde quando a moral, valores e virtudes depende de posicionamento e ideologias políticas. Escolas de hoje não prepara em nada para a vida. Saem do ensino médio sem nenhuma experiência, não sabe lidar com derrotas e demais dificuldade inerentes a todos nós.”

Carlos

22 de novembro, 2021 | 14:00

“Meus Deus!! fico estarrecido o quanto as pessoas politizam tudo desse governo.....
Acho que se cantar o hino nacional hoje em dia, é perigosa vc ser taxado de coisa ruim.....misericórdia viu”

Gildázio Garcia Vitor

22 de novembro, 2021 | 12:30

“Que bom que as "intervenções" do Presidente só ficaram, por enquanto, nos discursos para uma plateia cativa. Realmente, esta não é a "cara do governo".”

Envie seu Comentário