21 de novembro, de 2021 | 13:33

Três homens são presos por pesca ilegal em Joanésia

Piracema veta a pesca no período de reprodução dos peixes que vai até 28 de fevereiro; medida visa coibir a pesca predatória e assegurar que os peixes procriem

Divulgação PM
Os autores estavam portando seis redes para pesca predatória de 1.495 metros quadradosOs autores estavam portando seis redes para pesca predatória de 1.495 metros quadrados

A Operação Piracema para prevenção e combate à pesca predatória levou à prisão três homens que pescavam à margem do rio Santo Antônio, na zona Rural de Joanésia, próximo à Usina de Porto Estrela. A informação é da Polícia Militar de Meio Ambiente, que registrou a ocorrência na tarde de sábado (20).

Os infratores foram presos em flagrante por pescar em período no qual a pesca é proibida, a piracema (período de reprodução dos peixes que vai até 28 de fevereiro), de acordo com artigo 34, Lei 9605/98. Os homens foram autuados em R$ 111.164,64 e encaminhados à Delegacia de Polícia.

Os homens são moradores de Joanésia e portavam seis redes para pesca predatória de 1.495 metros quadrados. O material apreendido foi destruído.

Alerta

A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta que as pessoas precisam se atentar à lei que regula a pesca na região. No ribeirão Ipanema, em Ipatinga, tanto à jusante como à montante (abaixo e acima da ETE da Copasa), é proibida a pesca durante a piracema.

Qualquer pessoa que for encontrado nesse local praticando pesca, até mesmo com vara, está sujeita à prisão e a ter o material apreendido, mesmo que não tenha capturado espécie ainda.

A proibição de pesca vale para áreas próximas a corredeira, cachoeira, a mil metros de corredeira/barragem e confluência de rios. O período da piracema se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte. Essa proibição é para que os peixes não sejam pescados no período de reprodução e visa assegurar que os peixes não sejam extintos nos cursos d’água.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos

22 de novembro, 2021 | 08:31

“Que gente ignorante. A piracema dura apenas 4 meses e visa apenas permitir que os peixes se produzam e não acabem. Tem que prender e sentar multa mesmo, bando de ignorantes.”

Angelina A.

21 de novembro, 2021 | 21:13

“E ficar na fila do osso, pode?”

Antônio O.

21 de novembro, 2021 | 21:06

“Enquanto isso em Brasília, ninguém é preso por roubo e posse ilegal do dinheiro público! Isso é Brasil...”

Envie seu Comentário