18 de novembro, de 2021 | 17:58

Cidadãos de relevância social recebem homenagens na Câmara de Ipatinga

Entre as honrarias estão títulos de cidadania honorária, mérito legislativo e a medalha Jamil Selim de Sales

Divulgação
Honraria faz alusão ao ex-prefeito da cidade por três mandatos; medalha criada em 2013 presta homenagem a cidadãos de grande relevância social para o município de IpatingaHonraria faz alusão ao ex-prefeito da cidade por três mandatos; medalha criada em 2013 presta homenagem a cidadãos de grande relevância social para o município de Ipatinga

A Câmara Municipal de Ipatinga homenageou na noite de quarta-feira (17) personalidades municipais com a Medalha Jamil Selim de Sales. A solenidade foi no plenário da Câmara. Além da medalha também foram entregues títulos de Cidadania Honorária e diploma medalha do Mérito Legislativo. A lista completa dos agraciados pode ser conferida no fim do texto.

Criada em 2013, a medalha Jamil Selim de Sales presta homenagem aos cidadãos que, de alguma forma, contribuíram com a história do município, seja na área econômica, social, educacional, cultural, esportiva, política ou religiosa.

Ao todo, foram 19 agraciados. O destaque da solenidade ficou com Maria Brume de Jesus. Aos 101 anos de idade e com dificuldade de locomoção, ela fez questão de ir ao local da homenagem e receber pessoalmente a medalha. Católica participante, sempre ajudou na comunidade exercendo a função de parteira, ajudando dezenas de famílias, muitas vezes em locais distantes.

“Mãe de 14 filhos, Dona Maria Brume de Jesus é orgulho para seus filhos, noras, netos, bisnetos e tataranetos, bem como para todos os cidadãos de Ipatinga, principalmente àqueles que vieram ao mundo por meio de suas mãos”, diz o vereador Zé Terez, autor da homenagem.
Divulgação
Ao lado dos vereadores Toninho Felipe e Zé Terez, Dona Maria Brume de Jesus recebe Medalha Jamil Selim de SalesAo lado dos vereadores Toninho Felipe e Zé Terez, Dona Maria Brume de Jesus recebe Medalha Jamil Selim de Sales

Outra homenagem notória foi para Dinah Rezende de Macedo, considerada a primeira profissional de enfermagem de Ipatinga. Aos 86 anos, Dinah iniciou sua carreira em 1961, no ambulatório central da Usiminas. Nesse período, com a usina em construção, atendia funcionários e seus dependentes.

Com a emancipação do município, atuou na organização e no funcionamento de ambulatórios construídos em diversos bairros de Ipatinga. Trabalhou também em diversos outros estabelecimentos de saúde, como o Hospital Márcio Cunha. “Além disso, desenvolveu vários trabalhos voluntários”, diz o vereador Coronel Silvane Givisiez, autor da honraria.

A Medalha Jamil Selim de Sales também foi entregue a empresários, servidores públicos, líderes religiosos e líderes comunitários.

Representando os homenageados, a professora e empresária Marilane Santos falou da alegria em ser agraciada e exaltou a importância desse reconhecimento.

“Quando percebo que existem pessoas tão especiais que contribuem de fato para nossa sociedade, que se preocupam com as pessoas, como seres humanos, tenho só que agradecer. É a representação do amor que todos nós temos pelo próximo e por Ipatinga, uma cidade jovem, com um futuro promissor”.
Divulgação
Considerada a primeira enfermeira de Ipatinga, Dinah Rezende de Macedo foi uma das homenageadasConsiderada a primeira enfermeira de Ipatinga, Dinah Rezende de Macedo foi uma das homenageadas

Mérito Legislativo

O presidente da Fiemg, Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo e disse que a honraria é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. "Fiquei emocionado com esse reconhecimento, por saber que as pessoas prestam atenção nas coisas que a gente faz também. Me senti muito honrado em estar junto aos outros homenageados nesse momento", enfatizou.

Em relação ao cenário econômico, Flaviano destacou 2021 como mais um ano de superação, face das dificuldades surgidas como reflexo da pandemia de covid-19, em 2020. "Muitas dificuldades foram superadas e a economia, apesar de tudo, teve uma boa recuperação no setor industrial, a expectativa para 2022 é a melhor possível", concluiu.

Lista dos homenageados de 2021 na Câmara Municipal de Ipatinga

Cidadania Honorária

Tânia Siman Bastos
Ita Drumond Ataíde
Albson Alvarenga
José Alves de Araújo
Maria das Graças Dias Ferreira Stein
Dr. André Luiz Brandão Toledo
Dr. Rafael Pureza Nunes da Silva
Dr. Gilmaro Alves Ferreira
Hércules Malta de Oliveira
Rosermar Souza
Parmenides Maria Good God
Jefferson Rocha Medeiros
Adilson Yukishigue Suda
Pastor Apolono Souto
Dr. José Edélcio Drumond Alves
Pastor Luciano Rezende Pereira
Pastor Paulo Cesar da Silva
Natividade Barroso Vieira Rodrigues
Adalclever Ribeiro Lopes

Medalha do Mérito Legislativo

Francisco Carlos Moreira
Norma Suely Bitencourt
Leonardo Silva
José Procópio
Dr. Marcone de Souza Oliveira
Dr. José Geraldo Linhares Lacerda
Apóstolo Valdir Alves Reis
Maria Luiza Botelho Costa
Ângelo Rios
Noé Pedro
Lair de Oliveira
Reny Batista
Sergio Leite de Andrade
Flaviano Gaggiato
Maria Clara Silveira e Silva
Pastor Gabriel Augusto Dias Souza
Nery de Mattos
Almerindo Joel de Mendonça
Edson Rodrigues da Costa

Medalha Jamil Selim de Sales

Robert Rodrigues Vilela Campos
Flávio Anício
Rafael Boeno Vaz
Willian França da Silva
Willian Luciano Pires
Rosilene Pereira Gonçalves
Ronald Silva de Sá
José Ignácio Damasceno
Gilmar dos Santos Faria
Reinaldo Ferreira
Maria Brume de Jesus
Maria José de Figueiredo Cunha
José Domingos dos Santos
Marilane Santos
André Gonçalves
Emerson Henrique
Dinah Resende de Macedo
Maria Margarida de Lima Mendes
Leandro Xingó
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ismarinho Sou Filho da Maria Brune de 101 Anos, Gostaria de Agradecer o Diário do Aço de Noticiar a Solenidade de Minha Mãe . Muito Obrigado

20 de novembro, 2021 | 10:16

“Obrigado diário do aço”

Envie seu Comentário