18 de novembro, de 2021 | 17:12

Ipatinga terá novo ato Fora Bolsonaro no Dia da Consciência Negra

Divulgação/Arquivo
O ato que já ocorreu em outras cidades, como Coronel Fabriciano, agora será em Ipatinga, começando no bairro CanaãO ato que já ocorreu em outras cidades, como Coronel Fabriciano, agora será em Ipatinga, começando no bairro Canaã

No próximo sábado (20), o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o Fórum em Defesa da Vida – Vale do Aço vai promover novo ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, a manifestação será em Ipatinga, com concentração marcada para às 8h30, em frente à Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã.

A campanha reúne movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda. “Estamos na luta, em defesa do povo negro e dos indígenas, da Saúde e da Educação pública e de qualidade para todos. Contra os preços abusivos do gás, da comida e da gasolina. Contra o desemprego e os ataques aos direitos dos trabalhadores. Traga sua voz e venha defender a vida”, convidam os organizadores, pedindo que as pessoas usem máscaras, álcool em gel e mantenham o distanciamento social durante o ato.

Em nota, o movimento enfatiza que “o descaso no combate à pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social pelo qual passa o país impacta primeiramente e com mais intensidade a população negra e pobre. Só com a saída de Jair Bolsonaro vamos fazer avançar políticas públicas de promoção da igualdade racial”.

Os organizadores observam que, nos dois primeiros anos deste governo, a fome aumentou 27,6% no Brasil. “E mais da metade da população brasileira, ou 116,8 milhões de homens, mulheres e crianças estão hoje em situação de insegurança alimentar. A maioria é negra: dados do Olhe para a Fome apontam que eles são 10,7% dos que não comem. O número cai para 7,5% entre os brancos”.

Pobreza e desemprego

Segundo o IBGE, em 2019 os brancos eram 38,92% dos trabalhadores com carteira assinada. Para os pretos e pardos, somente 32,22%. “Também são os que ganham menos, com remuneração média quase R$ 1.000 mais baixa que os trabalhadores brancos. A taxa de informalidade é outro dado revelador do racismo estrutural: enquanto chega a 30,1% dos empregos dos brancos, bate a casa dos 39,9% para os pretos e 43,5% para os pardos”, lista o grupo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo Luciano

19 de novembro, 2021 | 17:37

“Brasil, o pais da piada pronta ou do Febeapá.
Eh só escolher!”

Well Souza

19 de novembro, 2021 | 15:22

“Será que vai ter mais que as 50 pessoas que teve da última vez?”

Gildázio Garcia Vitor

19 de novembro, 2021 | 09:37

“Viva o Estado Democrático (e) de Direito! Viva a participação popular! Viva a liberdade de imprensa e de expressão! Viva o Portal Diário do Aço! Viva o Dia da Consciência Negra! Viva Zumbi dos Palmares! Viva Seu Anatólio e o Congado do Ipaneminha! Viva os " cidadãos de bem", das Direitas, e os "porqueiras", das Esquerdas, como eu e tantos outros!”

Luiz Carlos Machado

19 de novembro, 2021 | 09:35

“Neste País tem geito más não Só Deus por nos”

Zoio de Zoiar

19 de novembro, 2021 | 07:49

“Independente de ser uma manifestação de direita ou esquerda,o direito à livre manifestação do pensamento consiste justamente em poder dizer o que pensa sobre algo ou alguém, inclusive poderes constituídos e seus agentes, sem que importe crime (atipicidade formal e material). Essa regra constitucional é fruto de um país democrático e uma lei, que tutela justamente o Estado democrático de Direito, nunca poderia punir a manifestação do pensamento, que é um dos seus pilares.”

Observador

19 de novembro, 2021 | 07:38

“Não basta querer passar vergonha temporáriamente na rua, tem que garantir a vergonha perpétua gravada na internet comentando em um site para justificar o injustificável e disseminando mentiras que já foram desmentidas.

Esquerdistas são assim mesmo, não podem ver uma vergonha que correm para poder passa la.”

Observador de Canalhas

19 de novembro, 2021 | 05:59

“Esse "cidadão honesto" e outros comentaristas, ou são cegos ou se fazem de desentendidos. A mamata acabou mesmo e a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Dubai mostra isso, né galera. Foi lá fazer vídeo de suíte com 46 mil reais a diária. Também teve a comitiva de sete ministros, da primeira-dama Michelle e dos filhos Eduardo e Flávio, acompanharam o chefe do Executivo na passagem pelos Emirados Árabes Unidos figuras sem qualquer relação com o governo, como o vereador bolsonarista Nikolas Ferreira (PRTB), de Belo Horizonte, e o ex-senador Magno Malta, que atualmente não tem cargo público. Acabou mesmo, a mamata.”

Cidadão Honesto

18 de novembro, 2021 | 23:47

“Bando de desocupados que estão desesperados que as tetas do estado secaram. Longe de ser perfeito esse governo, mas infinitamente melhor que aquele que o sucederam, e muito melhor que as opções até agora no páreo. Torcer contra esse governo é ser a favor da corrupção, do roubo sistemático do dinheiro público, das mentiras deslavadas e do estado inchado e ineficiente.”

Laudinei Rodrigues Alves

18 de novembro, 2021 | 22:57

“Trabalhar ninguém quer né?
Falta do que fazer da nisso, a teta secou, não sei qual a dificuldade pra entender isso.”

Paulo Cesar

18 de novembro, 2021 | 20:49

“Ninguém financia nao, ser contra este governo e um ato de amor ao próximo por isso é de graça mesmo.”

Ferreira

18 de novembro, 2021 | 19:25

“Esses desocupados deveriam caçar serviço, agora até o dia da consciência negra, uma data importante dessas, estão querendo fazer circo no meio da rua, vão vão trabalhar desocupados”

Observadro

18 de novembro, 2021 | 17:25

“Fico me perguntando quem financia essa turma para eles ficarem passando vergonha desse jeito.”

Envie seu Comentário