18 de novembro, de 2021 | 17:12
Ipatinga terá novo ato Fora Bolsonaro no Dia da Consciência Negra
Divulgação/Arquivo
O ato que já ocorreu em outras cidades, como Coronel Fabriciano, agora será em Ipatinga, começando no bairro Canaã

No próximo sábado (20), o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o Fórum em Defesa da Vida Vale do Aço vai promover novo ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, a manifestação será em Ipatinga, com concentração marcada para às 8h30, em frente à Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã.
A campanha reúne movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda. Estamos na luta, em defesa do povo negro e dos indígenas, da Saúde e da Educação pública e de qualidade para todos. Contra os preços abusivos do gás, da comida e da gasolina. Contra o desemprego e os ataques aos direitos dos trabalhadores. Traga sua voz e venha defender a vida”, convidam os organizadores, pedindo que as pessoas usem máscaras, álcool em gel e mantenham o distanciamento social durante o ato.
Em nota, o movimento enfatiza que o descaso no combate à pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social pelo qual passa o país impacta primeiramente e com mais intensidade a população negra e pobre. Só com a saída de Jair Bolsonaro vamos fazer avançar políticas públicas de promoção da igualdade racial”.
Os organizadores observam que, nos dois primeiros anos deste governo, a fome aumentou 27,6% no Brasil. E mais da metade da população brasileira, ou 116,8 milhões de homens, mulheres e crianças estão hoje em situação de insegurança alimentar. A maioria é negra: dados do Olhe para a Fome apontam que eles são 10,7% dos que não comem. O número cai para 7,5% entre os brancos”.
Pobreza e desemprego
Segundo o IBGE, em 2019 os brancos eram 38,92% dos trabalhadores com carteira assinada. Para os pretos e pardos, somente 32,22%. Também são os que ganham menos, com remuneração média quase R$ 1.000 mais baixa que os trabalhadores brancos. A taxa de informalidade é outro dado revelador do racismo estrutural: enquanto chega a 30,1% dos empregos dos brancos, bate a casa dos 39,9% para os pretos e 43,5% para os pardos”, lista o grupo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcelo Luciano
19 de novembro, 2021 | 17:37Brasil, o pais da piada pronta ou do Febeapá.
Eh só escolher!”
Well Souza
19 de novembro, 2021 | 15:22Será que vai ter mais que as 50 pessoas que teve da última vez?”
Gildázio Garcia Vitor
19 de novembro, 2021 | 09:37Viva o Estado Democrático (e) de Direito! Viva a participação popular! Viva a liberdade de imprensa e de expressão! Viva o Portal Diário do Aço! Viva o Dia da Consciência Negra! Viva Zumbi dos Palmares! Viva Seu Anatólio e o Congado do Ipaneminha! Viva os " cidadãos de bem", das Direitas, e os "porqueiras", das Esquerdas, como eu e tantos outros!”
Luiz Carlos Machado
19 de novembro, 2021 | 09:35Neste País tem geito más não Só Deus por nos”
Zoio de Zoiar
19 de novembro, 2021 | 07:49Independente de ser uma manifestação de direita ou esquerda,o direito à livre manifestação do pensamento consiste justamente em poder dizer o que pensa sobre algo ou alguém, inclusive poderes constituídos e seus agentes, sem que importe crime (atipicidade formal e material). Essa regra constitucional é fruto de um país democrático e uma lei, que tutela justamente o Estado democrático de Direito, nunca poderia punir a manifestação do pensamento, que é um dos seus pilares.”
Observador
19 de novembro, 2021 | 07:38Não basta querer passar vergonha temporáriamente na rua, tem que garantir a vergonha perpétua gravada na internet comentando em um site para justificar o injustificável e disseminando mentiras que já foram desmentidas.
Esquerdistas são assim mesmo, não podem ver uma vergonha que correm para poder passa la.”
Observador de Canalhas
19 de novembro, 2021 | 05:59Esse "cidadão honesto" e outros comentaristas, ou são cegos ou se fazem de desentendidos. A mamata acabou mesmo e a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Dubai mostra isso, né galera. Foi lá fazer vídeo de suíte com 46 mil reais a diária. Também teve a comitiva de sete ministros, da primeira-dama Michelle e dos filhos Eduardo e Flávio, acompanharam o chefe do Executivo na passagem pelos Emirados Árabes Unidos figuras sem qualquer relação com o governo, como o vereador bolsonarista Nikolas Ferreira (PRTB), de Belo Horizonte, e o ex-senador Magno Malta, que atualmente não tem cargo público. Acabou mesmo, a mamata.”
Cidadão Honesto
18 de novembro, 2021 | 23:47Bando de desocupados que estão desesperados que as tetas do estado secaram. Longe de ser perfeito esse governo, mas infinitamente melhor que aquele que o sucederam, e muito melhor que as opções até agora no páreo. Torcer contra esse governo é ser a favor da corrupção, do roubo sistemático do dinheiro público, das mentiras deslavadas e do estado inchado e ineficiente.”
Laudinei Rodrigues Alves
18 de novembro, 2021 | 22:57Trabalhar ninguém quer né?
Falta do que fazer da nisso, a teta secou, não sei qual a dificuldade pra entender isso.”
Paulo Cesar
18 de novembro, 2021 | 20:49Ninguém financia nao, ser contra este governo e um ato de amor ao próximo por isso é de graça mesmo.”
Ferreira
18 de novembro, 2021 | 19:25Esses desocupados deveriam caçar serviço, agora até o dia da consciência negra, uma data importante dessas, estão querendo fazer circo no meio da rua, vão vão trabalhar desocupados”
Observadro
18 de novembro, 2021 | 17:25Fico me perguntando quem financia essa turma para eles ficarem passando vergonha desse jeito.”