
18 de novembro, de 2021 | 15:26
Covid em queda: Vale do Aço registra dez casos por 100 mil habitantes
A incidência do coronavírus em Minas Gerais atingiu a marca de 25 casos para 100 mil habitantes, o que revela forte desaceleração da pandemia no Estado, puxada pelo avanço da vacinação. No Vale do Aço, o indicador ficou ainda mais baixo, com dez confirmações para 100 mil habitantes. Os números da doença foram apresentados nesta quinta-feira (18), durante a reunião quinzenal do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e monitoramento sanitário.
Somente nos últimos sete dias, a queda da taxa, no geral, foi de 24%. Para comparação, entre os dias 20/3 e 27/3, quando todas as macrorregiões de saúde de Minas Gerais encontravam-se na onda roxa do Minas Consciente, a incidência média foi de 373,18 casos por 100 mil habitantes.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, atribui a contínua melhora da situação a uma maior adesão à imunização. Os mineiros estão fazendo a sua parte e procurando a vacina. Isso gera um impacto direto em tudo. Os óbitos diminuíram, principalmente entre os idosos, público mais sensível, as internações também tiveram queda, assim como a ocupação de leitos. É um efeito cascata positivo. Queremos que a situação melhore ainda mais, muita gente ainda não tomou a segunda dose então é preciso colocar o cartão de vacina em dia”, orienta.
Leitos e internações
Em relação à ocupação de leitos, a taxa nas UTIs SUS exclusivas para covid-19 está, atualmente, em 18,33%. Na enfermaria, o percentual é de 5,08%. As solicitações de internações reduziram 23,8% em quatro semanas.
Minas Consciente
Todas as macro e microrregiões do Estado estão na onda verde no Minas Consciente. No recorte por macrorregião, o cenário segue favorável, na mais fase mais flexível do plano de retomada segura das atividades há mais de dois meses.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]