18 de novembro, de 2021 | 15:12

Lojas do Vale do Aço já anunciam promoções da Black Friday

Emmanuel Franco
Empresários capricharam na decoração e aguardam vendas melhores do que em 2020  Empresários capricharam na decoração e aguardam vendas melhores do que em 2020

As vitrines do comércio regional estão cheias de ofertas alusivas à Black Friday. A “sexta-feira negra” ocorre, de fato, apenas no próximo dia 26. Porém, muitos empresários anteciparam as promoções por meio da Black Week e da Black November, oferecendo, respectivamente, preços mais baixos na semana anterior à data ou durante todo o mês.

“Alguns lojistas se programaram com antecedência, identificaram o limite de descontos para atrair os consumidores sem comprometer o fluxo de caixa e já conseguiram boas ofertas. É uma questão de estratégia e peculiaridade de cada empresa optar por uma campanha mais pontual e agressiva somente na sexta-feira, 26, ou adiantar as promoções e atrair clientes por um período maior. Vai depender muito da análise de estoque”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

De acordo com o dirigente sindical, o fato de a pandemia parecer estar perto do fim aumenta a confiança dos consumidores, que passarão a fazer suas compras também com cartão de crédito e não somente à vista como estava ocorrendo em um período onde havia mais incertezas relacionadas à covid-19. “Por esses e outros motivos, a nossa expectativa é que as vendas nos próximos dias sejam melhores quando comparadas ao mesmo período do ano passado”, afirma o presidente.

Todo o comércio

Também de acordo com informações da entidade patronal, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, a Black Friday não movimenta apenas um nicho de mercado, mas praticamente todos os segmentos lojistas. “Há alguns anos as empresas entenderam o real significado da ‘sexta-feira negra’ e oferecem descontos verdadeiros. Mas a gente lembra: não adianta baixar os preços se isso significar redução drástica na margem de lucro”, orienta Facundes, que ainda sugere: “A razão para um cliente escolher a sua loja e não a do concorrente ao lado pode estar no capricho dispensado à vitrine. Então nunca se esqueça de ter um cuidado especial com este tipo de decoração”.

Origem

É conhecida como Black Friday a terceira sexta-feira do mês de novembro, quando é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente on-line. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à iniciativa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nélio Gonçalves Passos

19 de novembro, 2021 | 06:39

“Black fraude isso sim”

Envie seu Comentário