18 de novembro, de 2021 | 15:07
Hospital Márcio Cunha recebe visita dos palhaços do Instituto Hahaha
O Hospital Márcio Cunha (HMC), unidades 1 e 2, em Ipatinga, receberam a visita dos médicos palhaços do Instituto Hahaha. O principal objetivo foi promover a saúde aos pequenos por meio do riso, provocar reflexões, humanizar ainda mais as relações e o olhar mais amplo no ambiente hospitalar, além de unir cultura e saúde, destaca a Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Durante a visita besteirológica”, os médicos palhaços passaram pelo Pronto-Socorro Infantil, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica, Internação, Ambulatório e Oncologia Pediátrica. A cada encontro com crianças, adolescentes e idosos, a dupla de artistas transpõe para a arte da palhaçaria a habilidade do olhar, da escuta e a mais nobre de suas qualidades: a capacidade de incorporar a realidade nela. Com muito bom humor e animação, os artistas reforçaram a importância da conscientização sobre as normas de proteção contra a covid-19.
Para do Diretor de Hospitais, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima, o trabalho realizado pelo Instituto Hahaha vem ao encontro das iniciativas de humanização, premissas da Fundação. O Programa de intervenção artística dos palhaços profissionais transforma o ambiente, subvertem as lógicas do espaço, levam um universo lúdico e mostra o acolhimento e a humanização tão presentes e praticados no dia a dia em todas as nossas unidades hospitalares”.
Essa foi a primeira visita presencial desde o início da pandemia da covid-19. O projeto conta com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Usiminas.
O instituto
Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC) que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]