18 de novembro, de 2021 | 10:00

Construção dos pilares da Ponte da Prainha na BR-381 tem início

Divulgação
A estrutura está situada entre os km 315 e km 316 da BR-381, próximo ao viaduto da Prainha A estrutura está situada entre os km 315 e km 316 da BR-381, próximo ao viaduto da Prainha

A duplicação da BR-381 no lote 3.1, em Antônio Dias, prossegue com a construção da última obra deste lote, a Ponte da Prainha. A construção dos pilares da ponte já teve início, conforme divulgado pelo deputado estadual Celinho Sintrocel (PcdoB), por meio das suas mídias sociais.

Em julho deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou a demolição da antiga ponte Engenheiro Mascarenhas Barbosa Roscoe, conhecida como “Ponte da Prainha”. O local da estrutura está situado entre os km 315 e km 316, próximo ao viaduto da Prainha e o Emboque BH do túnel Prainha.

Investimentos

Enquanto isso, está marcado para o dia 20 de dezembro o leilão rodoviário das BRs-381 e 262, em Minas Gerais e Espírito Santo, que prevê cerca de R$ 7 bilhões em investimentos privados. A informação foi publicada no dia 20 de outubro, por meio de um “comunicado relevante”, no Diário Oficial da União.

A estimativa é de que a concessão gere cerca de 100 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), no decorrer dos 30 anos de contrato. Entre as principais obras estão 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçado, 40 passarelas, pelo menos dois Pontos de Parada e Descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu, inclusive com a implantação de um túnel.

Modelo híbrido

Pelo edital, o critério do leilão será híbrido, com uma disputa por menor tarifa com deságio limitado a cerca de 15%, seguido de maior valor de outorga como critério de desempate. É o mesmo modelo da BR-153/080/414/GO/TO. Além disso, estão programadas inovações como o desconto de usuário frequente, para motoristas que trafegam diariamente entre municípios vizinhos, e a redução de 5% para veículos que utilizam qualquer sistema automático de pagamento - motos ficarão isentas de pagamento.

Praças de pedágio

No projeto enviado pelo Ministério de Infraestrutura ao Tribunal de Contas da União (TCU), estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. No trecho da BR-262 estão previstas seis praças de pedágio: - São Domingos do Prata, Matipó, Manhuaçu, Ibatiba, Domingo Martins e Viana. A proposta da tarifa básica de pedágio, por praça, é de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla.
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Comentários

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Capitão 22

19 de novembro, 2021 | 10:11

“Obra tem três pilares ; um está pronto, e os outro está com 50% de obra e outro com sapata pronta. As obras continuam. E não tem nada a ver com políticos da nossa região. Nossos representantes deveria é buscar solução para o aeroporto regional do Vale do aço IPN, que até hoje está fechado.”

Edimir Rodrigues

19 de novembro, 2021 | 09:06

“Provavelmente nossos bisnetos quando adultos irão ver esta obra terminada, é o mesmo caso da estrada do parque do rio doce.”

Aqui é Eu !!!

18 de novembro, 2021 | 13:41

“SANTO PERÍODO ELEITORAL !!!”

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