18 de novembro, de 2021 | 09:00

Parque Estadual do Rio Doce recebe inscrições para programa de voluntários

Divulgação/IEF
Participantes terão a oportunidade de integrar programas e atividades desenvolvidas na unidadeParticipantes terão a oportunidade de integrar programas e atividades desenvolvidas na unidade

O Parque Estadual do Rio Doce (Perd) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), por meio de edital. As inscrições estão abertas até o próximo dia 28 deste mês.

Segundo o IEF existe uma alta procura pelo trabalho de voluntariado nas Unidades de Conservação (UCs), seja por estudantes como também por pessoas das comunidades ou outros interessados em contribuir com a conservação dessas áreas protegidas. Com isso foi criado o programa de voluntariado em UCs com o intuito de aproximar a população das unidades de conservação.

O trabalho é também uma oportunidade para atuar no trabalho de campo e participar de pesquisas ambientais e na melhoria da qualidade de vida local. Os voluntários ainda podem atuar juntamente às equipes das UCs, em diversas ações de conservação da natureza, tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção.

O local para as atividades é na sede do Parque Estadual do Rio Doce, localizado na Rodovia LMG-760, KM 20, zona rural, bairro Santa Rita, no município de Marliéria. Será disponibilizado alojamento coletivo para os participantes no período de permanência de prestação dos serviços. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição pelo link: https://forms.gle/6TFkrhKJvLNyoVdBA ou acessar o edital pelo site: http://www.ief.mg.gov.br, onde consta as atividades propostas e demais informações.

Durante o período, os participantes terão a oportunidade de integrar programas e atividades desenvolvidas no Parque Estadual do Rio Doce, como no atendimento a uso público e pesquisas científicas. Além de vivenciar a rotina de uma unidade de conservação.

Requisitos

Para se inscrever é preciso ter mínimo de 18 anos e haverá preferência para estudantes universitários e de nível técnico dos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Medicina Veterinária e curso técnico de meio ambiente, além de demais cursos da área de ciências biológicas, exatas, sociais, da terra e turismo que possam agregar apoio no desenvolvimento das atividades. Além disso, moradores do entorno e profissionais das áreas citadas acima também serão prioritários no processo de seleção.

Certificado

Ao fim do período de voluntariado, será emitido um certificado do Programa de Voluntariado do Instituto Estadual de Florestas, constando o período de participação do voluntário, bem como a carga horária total realizada e atividades desenvolvidas. Em virtude da pandemia de covid-19, o voluntariado poderá ser interrompido e a continuidade será remanejada em acordo entre as partes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário