
04 de novembro, de 2021 | 14:26
Cidadãos têm seis meses para tirar ou regularizar o título de eleitor
Arquivo DA
Regularização do título pode ser feita via internet, já que atendimento presencial está restrito

Ainda falta quase um ano para as Eleições 2022, mas o prazo mais importante para os eleitores está bem mais perto: o cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio. Portanto, os cidadãos têm apenas mais seis meses para solicitar a emissão da primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor e estar com o documento pronto para exercer o direito de voto.
O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) informa que o atendimento pode ser solicitado pelo sistema Título Net, no site do TRE. Será necessário anexar os seguintes documentos: frente e verso do documento oficial de identificação; CPF (caso possua); comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses); fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação; para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar.
Quem já tem o título de eleitor deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, Pix ou cartão de crédito.
Após o envio da solicitação, o eleitor pode acompanhar o processamento do seu pedido pelo sistema de acompanhamento do Título Net. Quando ele for concluído, não será enviada via impressa do título para a casa do eleitor. Os dados da inscrição, incluindo o local de votação, poderão ser consultados no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular.
Sem internet
As pessoas que não têm acesso à internet ou tiverem dificuldades para usar o Título Net podem agendar atendimento em um cartório eleitoral. O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor telefone 148 ou (31) 2116-3600. O TRE reitera que, devido à pandemia de covid-19, o atendimento presencial ainda está bastante restrito. Por isso, os cidadãos devem dar preferência ao atendimento virtual e evitar ir aos cartórios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]