EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

27 de outubro, de 2021 | 17:27

Escritora capixaba Isa Colli lança 'Descobertas de Inaiá'

Alle Vidal/Divulgação
A escritora Isa Colli: ''um livro muito inspirador''A escritora Isa Colli: ''um livro muito inspirador''

Os apaixonados pela tradição indígena já podem conferir o novo livro da editora Colli Books que acaba de chegar ao mercado editorial: “Descobertas de Inaiá”, da escritora capixaba Isa Colli. A obra conta os desafios e aprendizados da menina indígena Inaiá, quando ela começa a estudar em uma escola fora da aldeia. A chegada da jovenzinha no colégio novo muda a sua vida e a dos colegas de classe. Juntos, eles aprendem as tradições dos povos indígenas, as heranças culturais de diferentes nações e a importância de se respeitar as diferenças.

Riqueza cultural

A história se passa no médio Solimões, na floresta amazônica, região rica em cultura e tradições com 185 aldeias, de 21 etnias, entre elas, a tribo Kambeba, onde vive a protagonista. Os Kambeba, originários do Peru, também são chamados de Omágua, que significa o povo das águas.

O enredo mostra a riqueza dos rituais religiosos, as lendas, as danças, os costumes, a gastronomia, o artesanato e muitas outras curiosidades passadas de geração a geração pelos povos indígenas. Uma das histórias contadas no livro é a Lenda dos Jaguares. A outra é a Lenda de Yaci, que significa Lua para os Kambeba. Há também a dança do Kuarup (nome de uma árvore sagrada), realizada em rituais fúnebres; a Acyigua, dança mística do povo guarani, que é feita para resgatar a alma do índio que morre assassinado; Atiaru, ritual feito pelas mulheres para afugentar os maus espíritos e atrair os bons; e a Dança da Onça, só para citar alguns exemplos.  

“É um livro muito inspirador, que tanto pode ser usado nas escolas para complementar e enriquecer as aulas de história, arte, literatura e língua portuguesa, como também pode ser uma opção de leitura para entreter a garotada em casa nesta pandemia”, afirma Isa Colli. O livro aborda, ainda, questões delicadas como o bullying, já que Inaiá é rejeitada por um dos colegas de turma. “Falar para adolescentes é um grande desafio. E abordar o bullying é uma oportunidade para promover o diálogo e a reflexão sobre esse tema tão atual e presente na vida das nossas crianças e jovens”, diz a autora.

Todos os livros da editora Colli Books podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa e no mundo todo, nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário