27 de outubro, de 2021 | 17:24

Minas Tênis Clube demite Maurício Souza por comentários homofóbicos na internet

Além da demissão, técnico da seleção brasileira de vôlei fechou as portas da equipe para o jogador

Miriam Jeske
Jogador de vôlei disse que ''não pode mais colocar os valores acima de tudo''Jogador de vôlei disse que ''não pode mais colocar os valores acima de tudo''

O Minas Tênis Clube anunciou na tarde desta quarta-feira (27) que Maurício Souza não é mais jogador do time de vôlei do clube. Na noite de terça-feira (26), o Minas foi a público dizer que havia afastado o atleta por uma postagem nas mídias sociais com “manifestações intolerantes”.

As postagens críticas a relacionamentos homossexuais são frequentes no perfil do jogador de vôlei, que há duas semanas postou uma foto de uma notícia sobre o personagem superman, que será bissexual em uma nova história nos quadrinhos. Na foto, Clark Kent aparece beijando outro homem. “A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, postou Maurício Souza.

Quando suspendeu o atleta, o Minas disse que “não aceita e não aceitará manifestações intolerantes, racistas, preconceituosas e homofóbicas, e que intensificará campanhas internas em prol da diversidade, respeito e união, por serem causas importantes e alinhadas com os valores institucionais”.

A decisão do Minas Tênis no dia seguinte, de demitir o jogador, ocorreu após dois dos patrocinadores da equipe, Fiat e Gerdau, pressionarem por uma punição a Maurício pela postagem com conteúdo homofóbico, que teve uma grande repercussão negativa.

“A gente não pode mais dar opinião”

Logo após o posicionamento do Minas Tênis Clube de afastar o atleta, na terça-feira, Maurício publicou em seu perfil no Twitter um pedido de desculpas: “Pessoal, após conversar com meus familiares, colegas e diretoria do clube, pensei muito sobre as últimas publicações que eu fiz no meu perfil. Estou vindo a público pedir desculpas a todos a quem desrespeitei ou ofendi, esta não foi minha intenção”.

Porém, na quarta-feira, o jogador foi ao Instagram e disse que o que fez não é crime. “Infelizmente, a gente não pode mais dar opinião, não pode mais colocar os valores acima de tudo, os valores de família, os valores do que a gente acredita. Mas os valores de vocês a gente tem que respeitar a qualquer custo, ou a gente é tachado como homofóbicos ou preconceituosos. Eu não concordo com isso (...) Eu não sei o que eu fiz, se foi algum crime, mas se fosse algum crime eu já estava preso, a polícia já teria vindo aqui em casa me prender. Eu acho que não foi crime nenhum o que eu fiz”.

Após essa nova postagem, a Gerdau cobrou posicionamento mais efetivo do clube e do atleta, assim como a remoção da postagem homofóbica no Instagram, que permanece no perfil oficial do jogador. Depois dessa nova postagem o Minas anunciou a demissão de Maurício.

“Esse tipo de conduta é inadmissível”

Ainda nesta quarta-feira, o técnico da seleção brasileira de vôlei, Renan dal Zotto, disse ao jornal O Globo que "é inadmissível este tipo de conduta de Maurício e que na seleção brasileira não tem espaço para profissionais homofóbicos".

Companheiro de Maurício Souza na seleção e assumidamente homossexual, Douglas Souza disse, quando o colega foi suspenso, que a medida era branda. “O famoso não vai dar em nada né. Toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma ‘multa’ e uma retratação nas redes sociais. Até quando?”
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário