Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de outubro, de 2021 | 17:10

Ipatinga está há dez dias sem óbitos por covid-19

Divulgação
Taxas de ocupação de leitos de UTI (11%) e enfermaria (13%) continuam baixas Taxas de ocupação de leitos de UTI (11%) e enfermaria (13%) continuam baixas

Ao mesmo tempo em que Ipatinga está há dez dias consecutivos sem óbitos causados pela covid-19, a Secretaria de Saúde alcançou a marca de mais de 330 mil doses de vacina aplicadas. O balanço registrou 185.598 pessoas vacinadas com a primeira dose, outras 135.934 com a segunda dose ou dose única, e mais 6.891 vacinadas com a dose de reforço. O número de mortos na cidade é de 913. Os dados foram divulgados pelo governo municipal nesta quarta-feira (27).

Com os números atualizados, a cidade já soma 83,22% da população geral vacinada com a primeira dose, sendo que 60,12% estão com o esquema vacinal completo. Já o percentual de vacinação da população adulta (acima de 18 anos) chega a 95%, detalha a pasta.

Outro dado é que as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria continuam baixas. Nesta quarta-feira, o nível de ocupação da UTI-Covid se manteve em 11%, e o da enfermaria, 13%. O município registrou até o momento, no mês de outubro, 143 notificações de casos de covid-19. “Para que se tenha uma ideia do abrandamento das contaminações, durante o mesmo período do ano anterior foram registradas 986 notificações”.

Para o secretário de Saúde, Cléber de Faria, a estratégia de aplicação ágil e imediata das vacinas que são destinadas ao município continua impactando na melhoria da qualidade de vida da população, criando um ambiente cada vez mais favorável para a retomada das atividades com segurança nos mais diversos setores. “De qualquer modo, é importante que todos procurem os postos para se vacinar e completar o esquema vacinal. A queda no número de internações e mortalidade por covid-19 comprova que a vacinação é a melhor estratégia para a redução dos riscos graves da doença”, afirmou.

SAM E CCDIP de casa nova

Para oferecer mais conforto e qualidade na assistência à população, começam a funcionar nesta quarta-feira, no local onde existia o Centro de Atedimento à Covid (CEAC), no Novo Centro, as novas instalações do SAM (Serviço de Autorização Médica), que disponibiliza serviços de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, via Sistema Único de Saúde (SUS), e do CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga), referência na região em tratamento contra a tuberculose, hanseníase, leishmaniose e esporotricose, além de oferecer acompanhamento multiprofissional, tratamento e, também, diagnóstico precoce e preventivo para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS e Sífilis. Os dois organismos ocupavam imóveis alugados – gerando despesas para os cofres públicos – e menos adequados.

Assim como o Hospital de Campanha, o CEAC foi desativado em função da consistente diminuição dos casos relacionados à pandemia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário