Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de outubro, de 2021 | 09:00

Vale do Aço supera Minas e amplia a geração de empregos em setembro

Débora Anício
Na contramão do Estado, que reduziu a geração de empregos, Vale do Aço ampliou a geração de postos de trabalho entre agosto e setembroNa contramão do Estado, que reduziu a geração de empregos, Vale do Aço ampliou a geração de postos de trabalho entre agosto e setembro

A divulgação dos dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de setembro destaca que o Vale do Aço superou, proporcionalmente, o Estado de Minas Gerais na criação de empregos formais no último mês. Enquanto Minas gerou 13.887 empregos a menos no mês de setembro, em comparação a agosto (foram 29.029 empregos com carteira assinada gerados no Estado no mês passado, contra 42.916 em agosto), o Vale do Aço ampliou a geração de postos de trabalho no mesmo período. Os quatro municípios da Região Metropolitana criaram 947 novos contratos com carteira assinada em setembro, 37 contratos a mais que em agosto. Com 639 novos empregos formais (2.944 admissões contra 2.305 demissões), Ipatinga liderou a criação de postos de trabalho na região, impulsionada pelo desempenho do setor de Serviços, que criou 287 novos contratos, e da Indústria, que contribuiu com 250 novos empregos.

Os resultados foram divulgados na manhã de terça-feira (26) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e foram tabulados e analisados exclusivamente para o Diário do Aço pelo geógrafo William Passos, pesquisador do Observatório das Metropolizações e da Rede Observatórios do Trabalho, do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério da Economia.

A segunda colocação de geração de empregos da RMVA foi assumida por Timóteo, que gerou saldo de 187 novos empregos (685 admissões contra 498 demissões), alavancado pela Indústria do município, que criou 96 novos contratos.

Puxado pelo desempenho do Comércio, que criou 58 novos contratos, Coronel Fabriciano também superou a marca dos 100 empregos em setembro, abrindo 106 novas vagas. Foram 582 novas contratações frente a 476 novos desligamentos.

Por sua vez, Santana do Paraíso também registrou saldo positivo, com 15 vagas. No município, foram 237 contratações e 222 demissões no mês de setembro, impulsionadas pelas 37 vagas criadas pelo setor de Serviços.

Região expandida

Também sob o impulso das atividades de Serviços, graças às 106 vagas geradas pelo setor, Caratinga, já na Região Metropolitana Expandida, mapeada pelo geógrafo William Passos, abriu 123 novos postos de trabalho (840 admissões e 717 demissões), enquanto Belo Oriente criou 67 novas vagas (294 contratações contra 227 desligamentos). No caso deste último, o desempenho positivo foi garantido pela Indústria, que criou 82 novos contratos formais.

Com isso, o mercado de trabalho da Região Metropolitana (Ipatinga, Fabriciano, Timóteo e Paraíso) encerrou setembro com 102.807 trabalhadores formais, número que subiu para 128.671 na Região Metropolitana Expandida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário