26 de outubro, de 2021 | 16:37

Gestor confiável e criativo

Luiz Antônio Fagundes *

A empresa é uma ficção legal representada e comandada por pessoas e o sucesso do negócio está fortemente relacionado com as características gerenciais de seus gestores. Gestores confiáveis e criativos aos olhos dos proprietários e colaboradores alcançam resultados positivos e estabelecem a satisfação mútua, construindo um ambiente envolvente, sereno e proativo. Gestores capazes de entender as oscilações de mercado, respeitar a cultura da empresa, identificar o potencial de cada colaborador e incorporar novas diretrizes de forma espontânea.

São confiáveis os gestores que expressam sempre a verdade para os proprietários e colaboradores. São criativos os gestores que possuem a capacidade de enxergar os desvios, propor soluções, ensinar a correção, orientar a implantação, monitorar o desempenho, reconhecer os esforços e recompensar os resultados.

O mercado está repleto de chefes e carente de gestores. O gestor mobiliza sem muito esforço, sem ter que lembrar aos colaboradores quem ele é, se tiver que lembrar é porque é um chefe e não um gestor. O chefe gerencia com o poder da caneta e imposição do medo. O gestor gerencia com bons exemplos, indicando o caminho e inspirando o sucesso dos colaboradores. O gestor é referência, pilar de sustentação do time, faz tudo com entusiasmo, arrebatando seguidores espontâneos, sem vigilância ou imposições punitivas.

Um gestor não perde tempo gerenciando problemas e detalhes, ele utiliza o tempo administrando resultados crescentes e positivos. Um gestor não perde tempo vigiando os colaboradores, ele conquista parceiros flagrando-os fazendo certo o que precisa ser feito.

“São criativos os gestores que
possuem a capacidade de enxergar
os desvios, propor soluções, ensinar
a correção, e recompensar resultados”


Um gestor reúne com cada colaborador e planeja em conjunto o seu desenvolvimento na empresa, elogia o seu desempenho e orienta sobre eventuais desvios.

Um gestor comunica todas as decisões envolvendo o colaborador, esclarecendo de forma verdadeira o porquê das alterações necessárias em relação às atribuições e remuneração, deixando claro e transparente o que motivou a modificação, seja ela de cunho técnico, pessoal ou emanada de níveis superiores.

Um gestor quando admite um colaborador, mostra o porquê da contratação, o que a empresa espera dele e o que pode fazer por ele. O mesmo comportamento é adotado por ocasião de um eventual desligamento, informando ao cidadão todos os seus direitos e os verdadeiros motivos da rescisão, de forma digna, respeitosa e sem desmerecer a pessoa humana.

Existem ótimos gestores sem nenhuma formação acadêmica e péssimos chefes com doutorado. Para ser um bom gestor é necessário possuir o dom, podendo aperfeiçoar-se com uma boa formação acadêmica, cursos e treinamentos. Para ser um bom gestor é fundamental gostar de gente, ser autêntico e referência na área de atuação.

* O autor é escritor, consultor empresarial e professor licenciado no Unileste

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

28 de outubro, 2021 | 10:06

“Avaliação de confiança é o cliente que faz. As grandes empresas possuem padrão de qualidade.”

Envie seu Comentário