26 de outubro, de 2021 | 13:50

No dia do seu aniversário, Usiminas inaugura Centro de Memória em Ipatinga

Yago Cardoso
A inauguração do Centro de Memória Usiminas ocorreu na manhã desta terça-feira (26)A inauguração do Centro de Memória Usiminas ocorreu na manhã desta terça-feira (26)

Como parte das comemorações de seus 59 anos de operação, a Usiminas inaugurou o seu Centro de Memória, na manhã desta terça-feira (26). Instalado no prédio do Grande Hotel, até então fechado à visitação pública, o novo equipamento cultural possibilita ao público ter acesso à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município de Ipatinga. Os interessados já poderão visitar o Centro, no bairro Castelo, de forma gratuita, a partir desta quarta-feira (27). Participaram da cerimônia diretores da companhia, empresários e autoridades políticas, civis e militares.

Além do acervo histórico, o Centro de Memória exibe, também, importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. São pinturas e esculturas assinadas, entre outros, por nomes como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, reunidas pela empresa ao longo de sua história e que antes tinham acesso restrito aos funcionários.

Funcionamento

O horário de funcionamento do Centro de Memória Usiminas será de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h, e no domingo das 10h às 13h. Os agendamentos de grupos e visitas mediadas devem ser feitos pelo número de WhatsApp do Educativo do Instituto Usiminas: (31)98437-3330.

Legado

Yago Cardoso
O Centro de Memória Usiminas está localizado no bairro Castelo, em Ipatinga O Centro de Memória Usiminas está localizado no bairro Castelo, em Ipatinga
Para o presidente da Usiminas, Sergio Leite, o Centro será um legado histórico para a memória do Vale do Aço e da indústria no Brasil. “No momento que a empresa caminha para o seu 60º aniversário de operação, entregamos à população não só de Minas Gerais, mas para o Brasil, um ambiente para experiência e que evidencia a história da nossa indústria”, afirma Leite.

Viagem ao passado

Ainda conforme o presidente da empresa, a proposta é proporcionar aos visitantes do Centro de Memória uma viagem ao passado, a vivência de momentos importantes para a formação da cidade como ela é hoje e um resgate da identidade da região. “Hoje, ainda temos uma cidade jovem e convivemos com os pioneiros de sua construção. Mas é importante que tenhamos esse registro sempre em andamento para que esse legado se mantenha para as próximas gerações. É mais um presente que oferecemos à comunidade, mais uma forma de ampliarmos e incentivarmos o acesso à cultura”.

“Museu magnífico”

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), lembrou que a Usiminas surgiu antes mesmo da própria cidade. “Desse modo, se for para analisar todo o contexto histórico do nosso município, Ipatinga foi construída no entorno da Usiminas, com o apoio da empresa e com apoio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Portanto, nós estamos aqui comemorando os 59 anos e, claro, fazendo a inauguração deste Centro de Memória da Usiminas. É um museu magnifico e muito bem estruturado”, ressaltou.

Educação patrimonial

Yago Cardoso
O público pode ter acesso à história do Grande Hotel, Usiminas e do município de IpatingaO público pode ter acesso à história do Grande Hotel, Usiminas e do município de Ipatinga
Conforme a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Centro de Memória conta com um perfil de educação patrimonial. “Estamos muito felizes em entregar para Ipatinga mais um equipamento cultural, promovido pela Usiminas, sob a gestão do Instituto Usiminas. Vamos trabalhar aqui a nossa história e a história da nossa cidade, além de mostrar um acervo riquíssimo de artistas mineiros e nacionais. Estamos muito orgulhosos e esperando ansiosamente a presença do público”, destacou.

Grande Hotel

Localizado no bairro Castelo, o Grande Hotel Ipatinga foi construído pela Usiminas ainda durante a implantação da usina como importante espaço para hospedar empreendedores siderúrgicos, autoridades nacionais e internacionais, assim como para a realização de eventos. O projeto é do arquiteto Rafael Hardy Filho e a inauguração ocorreu em 1961. O hotel funcionou até os anos de 1990 e foi tombado como patrimônio cultural municipal em 2000, sendo conservado pela Usiminas.

Instituto Usiminas

Responsável pela implantação do Centro de Memória Usiminas, o Instituto Usiminas foi criado em 1993 para atuar em iniciativas nas áreas cultural, esportiva e social. É responsável pela gestão de outros importantes equipamentos culturais em Ipatinga, como o Centro Cultural Usiminas, que conta com o teatro, a Galeria Hideo Kobayashi e a Biblioteca Central de Ideias, além do Teatro Zélia Olguin, outro patrimônio tombado do município. Desde sua criação, é responsável pela gestão dos patrocínios aos projetos apoiados pela Usiminas, por meio das leis de incentivo.





MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Elias Marinho

27 de outubro, 2021 | 18:30

“Parabéns USIMINAS,por mais está iniciativa. Fico feliz por que tive a honra de pertencer o quadro de funcionários desta grande e promissora Empresa por 27 anos.”

Marcio

27 de outubro, 2021 | 16:26

“Trabalhei na Usiminas durante anos ( como pião ), sem ser " pelego" e nunca me lasquei.
Pois quando você trabalha em uma empresa e não está bom pra você, pegue o seu boné e procura algo melhor.
Seja competente, e mostre seu valor em outra freguesia. .
Jamais cair na lábia de sindicalistas corruptos ( ainda bem que essa raça está em extinção ).
Parabéns Usiminas, pelo aniversario e pelo CENTRO DE MEMORIA.”

Thays

27 de outubro, 2021 | 11:29

“Usiminas, não se esqueça de ter um espaço especial pra falar sobre o Massacre de Ipatinga. Faz parte da sua história suja.”

Done

27 de outubro, 2021 | 06:39

“PARE DE POLUIR!!!
.”

Tico

27 de outubro, 2021 | 02:03

“Enquanto isso o piao se lasca.
Ôooo vida de gado?”

Envie seu Comentário