25 de outubro, de 2021 | 17:56
Ipatinga tem um novo mestre nacional de Xadrez
Divulgação
Thiago Ferreira Guerino venceu o Campeonato Sudeste/Centro-Oeste de Xadrez/2021 de categoria sub 1600

O Ipatinguense Thiago Ferreira Guerino venceu o Campeonato Sudeste/Centro-Oeste de Xadrez/2021 de categoria sub 1600, realizado do dia 22 a 24 de outubro em Barbacena.
Servidor público do município de Ipatinga, Thiago Guerino foi campeão invicto (um empate e quatro vitórias) com 4,5 pontos em cinco disputados e ficou bastante emocionado ao conquistar o título de projeção nacional: Fiz uma preparação antecipada e bastante intensa com o mestre nacional ipatinguense, Fabiano Duarte do Santos. E durante os jogos tive o apoio da equipe do Clube de Xadrez Vale do Aço (CXVA) sob o comando do mestre nacional, Nataniel Mota, de Três Corações. A equipe fez o trabalho de análise dos meus adversários. Agradeço aos colegas enxadristas do Vale do Aço, aos organizadores, à minha família e principalmente a Deus pela oportunidade e pelas vitórias”.
Thiago relata que o xadrez é de suma importância para o desenvolvimento escolar é intelecto das crianças. O entendimento do agora mestre é que a prática do xadrez precisa ser como uma matéria curricular nas escolas, como é feito em estados da região Sul do país.
Com a conquista de Guerino, o município de Ipatinga agora conta com dois esportistas mestres nacionais e um estadual. O resultado é fruto de um trabalho da Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi e do Clube de Xadrez Vale do Aço, que constantemente promovem aulas e torneios de xadrez.
Liga
O Campeonato Sudeste/Centro-Oeste de Xadrez/2021 foi organizado pela Liga Regional de Xadrez LRX Mata-Vertentes com o Apoio da Federação Mineira de Xadrez e confederação Brasileira de Xadrez. Thiago Ferreira Guerino agora passa a pertencer à seleta categoria de mestres nacionais do esporte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jadir Ferreira
26 de outubro, 2021 | 08:32Parabéns pela conquista Thiago! O xadrez é extremamente benéfico para as pessoas. Deveria ser mais valorizado.”