EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de outubro, de 2021 | 09:30

Usiminas completa 59 anos de operação

Arquivo DA
Atualmente a Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América LatinaAtualmente a Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina

Para marcar as festividades de aniversário da Usiminas, que completa hoje 59 anos de operação, será realizada a inauguração do Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, em Ipatinga. A cerimônia está marcada para ocorrer a partir das 10h desta terça-feira (26), e deverá contar com a presença da diretoria da Usiminas e diversas lideranças empresariais e políticas da região.

Conforme divulgado pela empresa, o prédio do então Grande Hotel de Ipatinga irá abrigar o Centro de Memória Usiminas, que terá, em caráter permanente, obras e objetos que contam a história da indústria do aço e da própria companhia, além de um acervo assinado por alguns dos principais nomes da arte brasileira, reunido pela empresa ao longo de quase seis décadas de operação.

Líder no mercado

A usina de Ipatinga tem capacidade instalada para produzir, em três altos-fornos, mais de 3,5 milhões de toneladas de ferro-gusa. No ano de 2020, fortemente impactada pelas medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19, a usina fechou o ano com a produção de 2,7 milhões de toneladas de aço bruto.

Atualmente a Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina.

História

A Usina de Ipatinga é onde tudo começou, em 26 de outubro de 1962. Foi onde a Usiminas iniciou suas operações, antes mesmo da cidade, que foi surgindo aos arredores da Usina. Hoje, a unidade emprega milhares de funcionários próprios, além de milhares de terceiros. Em agosto de 1993, a Usiminas assumiu o controle acionário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão (SP). Em 2012, foi inaugurado o Laminador de Tiras a Quente 2 na unidade, um dos equipamentos do gênero mais modernos da América Latina.

Em novembro de 2000, surge a Unigal, como fruto da união entre a Usiminas e a Nippon Steel Corporation. Essa parceria permitiu produzir a linha de galvanização a quente (HDG), uma grande demanda por parte das montadoras. A unidade está localizada dentro da Usina de Ipatinga. Os aços revestidos da Unigal são largamente utilizados pela indústria de transformação.

Outras empresas

A Usiminas também contribuiu para o surgimento de outras empresas, como Soluções Usiminas, Mineração Usiminas, Usiminas Mecânica, além do Instituto Usiminas e Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Todas essas organizações contam com diversos projetos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios em que estão instaladas.


Presidente da Usiminas será homenageado como Empresário do Ano


A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, realizarão, na noite desta terça-feira, o evento Mérito Empresarial, no Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço. Na oportunidade, o presidente da Usiminas, Sergio Leite, será homenageado pelas entidades como “Empresário do Ano”.

Também serão homenageados no evento Robert Almeida, proprietário da Livramento Lar e Construção, como Destaque Lojista; e Lélio Costa e Silva, idealizador do projeto Xerimbabo, como Destaque Comunidade. Essas homenagens são entregues paras as pessoas que realizaram um trabalho de destaque ao longo do ano na cidade de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário