Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de outubro, de 2021 | 16:40

Estado apoia participantes da Feira Nacional de Artesanato

Pedro Vilela/Ag. Minas/Divulgação
A retomada das atividades e a valorização do artesanato mineiro são objetivos do novo editalA retomada das atividades e a valorização do artesanato mineiro são objetivos do novo edital

Intitulada “Rotas do Brasil”, a 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, está com inscrições abertas até dia 2 de novembro. O edital de chamamento para ocupação do espaço coletivo selecionará 25 artesãos individuais e 18 associações, cooperativas e grupos de produção artesanal de Minas Gerais. Os trabalhos serão expostos em estandes adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Ministério da Economia, pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e do Sebrae Minas. 

A feira está prevista para acontecer entre os dias 7 e 12 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O retorno do evento ao calendário mineiro destaca a importância do trabalho feito a mão e é marcado por novidades. Entre elas, está a disponibilização de diária de colaborador eventual, no valor de R$ 382, para 12 entidades. Cada instituição será contemplada com seis diárias, uma para cada dia de evento, totalizando R$ 2.292,00. A entidade deve selecionar um colaborador para receber o auxílio.

Iniciativa inédita

As entidades que ocuparem os 12 primeiros lugares, seguindo os critérios de avaliação do edital de chamamento, devem indicar um representante para receber a diária de colaborador eventual no período de realização da feira. 
A iniciativa inédita e excepcional, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Diretoria de Artesanato da Sede, tem o intuito de apoiar a retomada das atividades de artesãos, que foram extremamente impactados pela pandemia de covid-19.

Retomada econômica

O diretor de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz de Souza, destaca que a oferta da diária de colaborador é uma ação histórica e pontual, restrita ao momento difícil vivenciado pelos artesãos afetados pela pandemia. 

“Devido à falta de comercialização durante a pandemia, observamos que a maioria dos associados e cooperados não repassou a colaboração financeira para as entidades, que ficaram fragilizadas e sem capital para assumir qualquer despesa”, explica o gestor, acrescentando que houve oportunidade semelhante no edital da Feira Nacional de Artesanato de Recife (Feneart), que será entre 10 e 19 de dezembro.

As ações de fomento ao artesanato são prioritárias. No entanto, vale lembrar que a Sede também está tomando todas as precauções sanitárias para a retomada segura da realização de eventos. As medidas estão em consonância com os protocolos adotados pelo Minas Consciente: a realização da feira foi permitida pela Prefeitura de Belo Horizonte, e a região Central, onde está a capital, se encontra na onda verde do Minas Consciente. Dessa forma, todas as diretrizes do Estado e do município serão respeitadas. Caso haja alteração nas disposições do plano de retomada econômica segura, a participação será reavaliada, de acordo com o edital de chamamento.

Critérios 

Candidatos interessados em participar da 32ª edição da Feira Nacional de Artesanato devem ser maiores de idade, residentes em municípios de Minas Gerais e inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O Governo de Minas participa do evento desde 2003, seja em espaços cedidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) ou em estandes adquiridos com recursos próprios.

Na 32ª edição, a diária de colaborador será fornecida apenas para entidades de municípios mineiros com raio mínimo de 60 quilômetros de distância de Belo Horizonte. Além disso, a prestação de contas do uso dos recursos recebidos pelas entidades é obrigatória e se dará por assinatura da lista de presença disponibilizada diariamente na feira, fotografias e certificado de participação emitido pela promotora do evento.

Seleção e recursos

Após o período de inscrições, conforme o cronograma previsto no edital de chamamento, terá início o processo de escolha das entidades, que será feito por Comissão Especial de Seleção instituída pela Sede. Ela ficará encarregada de avaliar toda a documentação, de acordo com critérios e pontuações constantes no anexo do edital. Os recursos contra a lista provisória de selecionados devem ser apresentados, por e-mail, no endereço [email protected], no prazo de três dias úteis após a data da divulgação da lista provisória, no período de 12 a 16 de novembro. Para mais informações clique aqui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário