25 de outubro, de 2021 | 09:48

Com alta demanda em razão da pandemia, oftalmologia é opção para especialização na área médica

Divulgação
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), até 90% dos usuários de computadores ou telas por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), até 90% dos usuários de computadores ou telas por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC)

Com o isolamento social imposto em razão da pandemia, as mudanças de rotina de trabalho – onde o home office se tornou comum entre as mais diversas profissões – e o uso cada vez mais de telas para entretenimento, afinal, não se podia sair de casa, a sociedade médica registrou um notório aumento nos problemas de saúde ocular da população geral.

Os brasileiros, que já estão entre os povos que mais passam tempo em frente ao celular, principalmente nas mídias sociais, passaram a utilizar ainda mais o aparelho, assim como tablets e notebooks, tanto o trabalho, nas reuniões online, quanto para o lazer, assistindo séries e filmes, lendo ebooks e jogando. O que contribui de forma significativa para o desenvolvimento de problemas oculares.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), até 90% dos usuários de computadores ou telas por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

Além disso, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), não só houve um aumento do número de pacientes com miopia, assim como, entre 2019 e 2020, notou-se um crescimento considerável na intensidade do problema naqueles que já o tinham.

Com a alta demanda, escolher um curso de oftalmologia para se especializar ou se atualizar é uma opção interessante para quem já está na área da saúde. Além de se habilitar para diagnóstico e tratamento dos principais problemas oculares, como vista cansada, miopia, astigmatismo, hipermetropia e catarata, os especialistas podem se aprofundar em temas como a neuroftalmologia, que trata dos problemas visuais relacionados ao sistema nervoso central.

Nessa área, os cursos oferecem conceitos atualizados e aprofundados, com uma abordagem teórica de aplicabilidade técnica de temas que vão desde a anatomia e a fisiologia das vias visuais até doenças como Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla e tumores, entre outros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário