24 de outubro, de 2021 | 10:30

Consumidor tem esperado até seis meses para receber carro zero

Divulgação
Demora para retirar o veículo da concessionária é relacionada à falta de componentes, causada pela pandemiaDemora para retirar o veículo da concessionária é relacionada à falta de componentes, causada pela pandemia

Desde que a pandemia começou, o preço dos veículos novos sobe, sem parar, devido à falta de matéria-prima, a alta do dólar e o preço da energia elétrica. Com isso, o processo de comprar e receber o tão sonhado carro novo pode durar meses, além de o consumidor precisar estar ciente de que deve pagar o preço do dia, na hora de receber o automóvel. Mas nisso não afeta somente o segmento de carros 0km, já que o mercado de usados também sente a alta dos preços.

O consultor de vendas Warley Moura, que atua em Coronel Fabriciano, conta que comprou um veículo zero no mês de maio e só recebeu nesta semana. Nesses cinco meses de espera, o veículo que antes custava R$ 85 mil agora já vale R$ 100 mil. Ele explica que a compra só valeu a pena porque realmente precisava do veículo, já que a diferença no valor é alta. Outro cliente ouvido pelo Diário do Aço relata que comprou seu carro em julho e a previsão para recebimento é dezembro.

O empresário Márcio Heringer Quintão, da Brasauto, que tem unidades em Ipatinga e Coronel Fabriciano, explica que o problema é global e consiste na dificuldade de abastecimento de matéria-prima para as montadoras. A chamada “crise dos semicondutores” já dura há alguns meses. Esses componentes eletrônicos são chips utilizados em diferentes mecanismos do carro. “Com a escassez de matéria-prima na pandemia, a produção ficou a conta gotas e na ponta o consumidor final tem sofrido um pouco”, explicou.

Ainda conforme Márcio Quintão, em algumas fábricas a espera tem sido menor, como das marcas Ford e a Caoa Chery. Como os componentes desses automóveis são importados da China e Argentina, essa espera tem sido bem menor, entre 15 e 30 dias. “A tendência é melhorar nos próximos meses, normalizando até o primeiro trimestre de 2022, quando os estoques devem estar estabelecidos novamente”.

Valorização do carro usado

Com a demora para entrega do carro zero, além do tempo de espera, a procura pelo carro usado tem aumentado, assim como seu valor. Para Márcio Quintão, uma coisa está atrelada a outra, pois quanto mais o carro zero aumenta, a tabela Fipe do usado também. “Muitas vezes o consumidor prefere o carro usado porque é um carro exclusivo, ninguém tem um exatamente como aquele, comparado ao zero que na loja tem vários iguais”, explicou. Apesar da falta de componentes, a alta do dólar e o aumento do valor dos veículos, o empresário acredita que a situação vai melhorar, pois já existe uma reação positiva do mercado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliver

24 de outubro, 2021 | 16:08

“E ainda falta que a economia no Brasil tá ruim,tanta gente esperando carro novo rrss”

Envie seu Comentário