21 de outubro, de 2021 | 16:55

Festival de jazz e blues nos 173 anos de Itabira

@JPSOFRANZ Photo/Divulgação
Wilson Sideral fecha a programação musical do festival híbrido neste sábadoWilson Sideral fecha a programação musical do festival híbrido neste sábado

O Vijazz & Blues Festival apresenta o circuito híbrido (presencial e on-line), em sua 14ª edição, neste sábado (23), a partir das 16h, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, em Itabira. As atrações musicais são: Celebrar Itabira, Romero Lubambo Trio e Wilson Sideral “Tropical Blues”.

A abertura do festival ficará por conta de Renata Araújo, Raiene Silva e Rubiane Sampaio, que irão mostrar a voz da mulher itabirana interpretando clássicos do blues e do jazz, acompanhadas pelos músicos Jefinho (bateria), Saulo Carvalho (contrabaixo) e Cristian Souza (guitarra). O show, intitulado “Celebra, Itabira”, em alusão ao aniversário de 173 anos do município, simboliza a luta das mulheres e valoriza o seu protagonismo na música.

Em seguida, Romero Lubambo Trio vai mostrar ao público as influências que direcionaram a vida do violonista nascido no Rio de Janeiro e de família nordestina, que há 35 anos vive em Nova York, convivendo e tocando com músicos que são referência, como a diva norte-americana Dianne Reeves. No Brasil, Romero Lubambo fez parte do trabalho “Dos Navegantes”, junto com Edu Lobo e Mauro Senise, que ganhou o Grammy Latino de 2017, e lançou o CD “Quase Memória”. Em 2021, também, foi convidado da cantora norte-americana Billie Eilish a participar de seu show/filme que está na plataforma Disney +.

A última atração será o cantor, compositor e guitarrista Wilson Sideral. O show faz reverência ao blues, essa linguagem universal, música-mãe do jazz, do soul, do rock'n'roll, para cantar o Brasil. Com "Wilsom" (do cabelo duro), "Maria", "Clark Kent sem Óculos", entre tantos outros personagens de Sideral, acompanhado pelos brilhantes Marcus Abjaud (piano e outras teclas), Felipe Continentino (bateria) e Bruno Vellozo (baixo acústico), num perfeito baile blues.

Itinerante

Chris Dukker/Divulgação
O violonista Romero Lubambo tem carreira consolidada no mundo do jazzO violonista Romero Lubambo tem carreira consolidada no mundo do jazz
Após sua primeira edição, em 2007, o ViJazz se consolidou como o maior festival do gênero em Minas e um dos maiores do país. Com média de público de 30 mil por edição, apresenta sempre atrações de qualidade, reunindo artistas mineiros, de outros estados e também estrangeiros. De caráter itinerante, já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Araxá, Ubá, Juiz de Fora, Uberaba, Ouro Preto, Ipatinga, Itabira e Viçosa.

A edição deste ano é aprovada em edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A coordenação é da produtora Vi Produções, com apoio das Prefeituras de Itabira, Ouro Preto, Teixeiras e Viçosa, patrocínios de Cemig, Produtos Viçosa e Viação Unida e parceria cultural do Sesc-MG e Sindcomércio. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do festival e pelo Canal Universitário (12 da NET), e seguirão todos os protocolos de segurança em relação à covid-19 e ao programa Minas Consciente.

Serviço

ViJazz & Blues Festival - 14 ª edição 2021 - Itabira/MG
Sábado (23) - 16h
Assista: www.youtube.com/user/VijazzBluesFestival
Canal Universitário de BH, no 12 da NET:
www.youtube.com/channel/UC3HNOZ9zOHgTvpy30p6kH4w
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário