CADERNO IPATINGA 2024

21 de outubro, de 2021 | 14:40

Brasileiros superaram autorizações de residência concedidas por Portugal no ano passado

Relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF) revelou que das 117.500 novas autorizações de residência concedidas no ano passado, 41.990 foram concedidas a cidadãos brasileiros. O país que ficou em segundo lugar nesse ranking foi o Reino Unido, com apenas 13.160, quase 30 mil a menos que o primeiro.

Portugal tem sido um dos principais destinos de emigração de brasileiros, compartilhando uma língua, uma cultura semelhante e até mesmo incentivo e apoio do governo português. Os brasileiros construíram uma comunidade de expats próspera na nação ibérica, com quase 450.000 residentes no país.

A Imovirtual informou que a maior parte do tráfego em seu website que vem do exterior é do Brasil, seguido de perto pela França. O relatório também afirma que o maior grupo demográfico de brasileiros que visitam o site está na faixa etária de 24 a 35 anos, representando 29% do tráfego total do Brasil.

As atrações mais populares do site eram os anúncios de aluguel para Lisboa, Porto e Braga, indicando que esses jovens brasileiros estavam atrás de oportunidades de carreira assim como estilos de vida metropolitanos que vêm com esses centros econômicos portugueses.

Embora as cidades costeiras tenham permanecido consistentemente populares entre os brasileiros e os portugueses, o governo não tem medido esforços para empurrar parte da imigração da América do Sul para o interior do país. Os brasileiros agora são elegíveis para receber ajuda financeira para facilitar a mudança para uma das regiões do interior de Portugal, a fim de atrair mais cidadãos do país sul-americano para povoar algumas das cidades que tiveram grandes reduções de suas populações.

De longe, a região mais popular de Portugal é a sua capital, Lisboa. Já existem mais de 190.000 brasileiros morando em Lisboa, aproveitando a mistura da vida moderna e caótica da cidade com a arquitetura antiga. Os preços médios de aluguel sempre foram um atrativo para quem quer se mudar para a Europa Ocidental, e o valor médio em Lisboa é extremamente acessível quando comparada com algumas de suas congêneres do norte.

O aluguel médio em Lisboa ronda os €1272 por mês (conforme estatísticas de setembro de 2021), que pode ser o valor médio mais caro do país, mas ainda é quase 58% inferior ao valor médio de Londres e 37% inferior ao de Paris. O mercado imobiliário na cidade não foi excessivamente inflacionado como alguns de seus vizinhos, apesar de ser o centro econômico de Portugal. Lisboa tornou-se uma rara mistura de oportunidade e acessibilidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário