20 de outubro, de 2021 | 17:51

Idoso é resgatado de trabalho em condição análoga à escravidão em Ipanema/MG

Divulgação MPT
Homem de 79 anos trabalhava sem receber salário e patrões se apropriavam de sua aposentadoriaHomem de 79 anos trabalhava sem receber salário e patrões se apropriavam de sua aposentadoria

Uma denúncia anônima levou a unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Governador Valadares a localizar um idoso de 79 anos sendo submetido a condições análogas à escravidão em uma fazenda na cidade de Ipanema. Os empregadores não concordaram em quitar as verbas rescisórias e serão acionados judicialmente pelo MPT.

As informações apuradas na denúncia e no curso do inquérito indicam que, precisamente a cinco anos, o senhor vinha trabalhando na fazenda sem receber salário. Laborava de domingo a domingo, das 4 da manhã até 18 horas, em atividades rurais, como plantio, colheita, cuidado de animais, fabricação de silo, dentre outras. Há indícios, de idas e vindas, que estão sendo apurados, no sentido de que o período total pode chegar a 10 anos de trabalho. O senhor, de 79 anos, estava alojado em um cubículo, com um sofá e uma cama, em condições precárias de higiene, banheiro sem pia, colchão e roupas de cama em péssimo estado, descreve o procurador que investiga o caso Fabrício Borela.

Divulgação MPT
Idoso vivia em condições sanitárias precárias em propriedade rural Idoso vivia em condições sanitárias precárias em propriedade rural
"Ainda mais grave que o não pagamento de salário é a apuração de que a proprietária da fazenda vinha recebendo o salário de aposentadoria do trabalhador e não repassa a ele, sob a justificativa que seria para custear despesas de alimentação. A jornada excessiva, o não pagamento de salários, a servidão por dívida, configuram uma situação de submissão a trabalho análogo ao de escravo tipificada no artigo 149 do Código Penal", explica o procurador do MPT.

O trabalhador foi resgatado na segunda-feira, 18 e na terça, 19, conduzido à casa de parentes. A proprietária da fazenda não concordou em fazer nenhum pagamento ao trabalhador, nem mesmo de verbas rescisórias, alegando que não havia vínculo de emprego, que ele teria apenas sido acolhido na fazenda por estar passando fome na cidade. Também não aceitou proposta para assinatura de termo de ajustamento de conduta perante o MPT.

O Ministério Público do Trabalho vai levar o caso à apreciação do judiciário, pedindo tanto a reparação de danos ao trabalhador como o pagamento de indenização pelo dano moral decorrente da prática ilícita de submeter pessoa à condição análoga à escravidão, explica o procurador do MPT. (Com informações da Ascom MPT-MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anabel Silva

27 de outubro, 2021 | 15:10

“Chamar uma pessoa dessa de honesta é compactuar com o erro dela. Outra coisa: parentes? Deixar o senhor passar por isso sem recorrer, sem buscar ajudá-lo?? Fico triste com uma situação dessas. Deus abençoe que ele consiga passar os últimos anos de sua vida com conforto e dignidade. Parabéns a quem denunciou.”

Leo Marques

25 de outubro, 2021 | 20:38

“Colocar alguém trabalhando sem descanso e ainda ficar com o salário do idoso com a desculpa de custear despensas de alimentação, não me parece algo que uma pessoa honesta faria.”

João

23 de outubro, 2021 | 07:08

“P/ Roberto mais que ajuda precisou até pegar a aposentadoria desse cidadão isso se chama roubo infelizmente muitas pessoas trata as outras pior que cachorro de rua”

Roberto Alves da Silveira

22 de outubro, 2021 | 12:49

“Conheço a dona da fazenda,ela e muito honesta,mas infelizmente aqui no Brasil, nunca devemos ajudar ninguém, isso de deixar morar ,em terreno da propriedade nao 3xiste mais e muito menos deixar alguém trabalhar sem carteira assinada. Infelizmente temos que ser ruins,ate porque existem diversas autoridades que vivem as custas das ajudas que sao feitas pra terceiros. Agora esse senhor ,vai pra casa de parentes, eles com certeza nao vao aguentar ele por muito tempo, se ele conseguir um asilo ainda vai dar sorte,se nao. nenhuma dessas autoridades vao fazer nada por ele.no final vai morrer a mingua.”

Envie seu Comentário