20 de outubro, de 2021 | 14:19

Leilão das BRs-381 e 262 é marcado para 20 de dezembro

Alex Ferreira/Arquivo DA
No projeto de concessão estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381, entre Belo Horizonte e Governador ValadaresNo projeto de concessão estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares

O Governo Federal acatou o pedido formal de uma série de investidores e alterou para o dia 20 de dezembro o leilão rodoviário das BRs-381 e 262, em Minas Gerais e Espírito Santo, que prevê cerca de R$ 7 bilhões em investimentos privados - a data inicial estava programada para o dia 25 de novembro. A informação foi publicada nesta quarta-feira (20), por meio de um comunicado relevante, no Diário Oficial da União.

Os investidores pediram mais tempo para estudar o projeto de concessão de mais de 670 quilômetros de pistas, que abrange uma das rodovias mais perigosas do país, explicou o governo. A estimativa é de que a concessão gere cerca de 100 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), no decorrer dos 30 anos de contrato. Entre as principais obras estão 402 quilômetros de duplicação, 228 quilômetros de faixas adicionais, 131 quilômetros de vias marginais, 130 retornos, 125 correções de traçado, 40 passarelas, pelo menos dois Pontos de Parada e Descanso para profissionais do transporte rodoviário, além do contorno do município de Manhuaçu (MG), inclusive com a implantação de um túnel.

Modelo híbrido

Pelo edital, o critério do leilão será híbrido, com uma disputa por menor tarifa com deságio limitado a cerca de 15%, seguido de maior valor de outorga como critério de desempate. É o mesmo modelo da BR-153/080/414/GO/TO e que também será aplicado para a disputa da rodovia Dutra, no fim de outubro. Além disso, também estão programadas inovações como o desconto de usuário frequente, para motoristas que trafegam diariamente entre municípios vizinhos, e a redução de 5% para veículos que utilizam qualquer sistema automático de pagamento - motos ficarão isentas de pagamento.

Benefícios

A licitação beneficiará diretamente diferentes setores produtivos tanto de Minas Gerais como do Espírito Santo, como pecuária, agricultura, mineração e polos industriais e comerciais. Também atenderá o Vale do Aço, importante região composta por siderúrgicas, contribuindo com o setor automobilístico.

Praças de pedágio

No projeto enviado pelo Ministério de Infraestrutura ao Tribunal de Contas da União (TCU), estão previstas cinco praças de pedágio na BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. No trecho da BR-262 estão previstas seis praças de pedágio: - São Domingos do Prata, Matipó, Manhuaçu, Ibatiba, Domingo Martins e Viana. A proposta da tarifa básica de pedágio, por praça, é de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla.
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Comentários

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José Geraldo Alves

22 de outubro, 2021 | 07:55

“E sem falar em qtos anos a empresa (concessionária) terá para entregar a BR toda duplicada. Negócio da china, aliás eles vão poder participar do processo?”

Ferreira

20 de outubro, 2021 | 15:54

“Já era de se esperar que essa parte seria rápida, quando é pra estorquir as pessoas, o estado e a união são rápidos. Absurdo, pedágio numa estrada simples e sem nenhuma estrutura nem segurança”

Beto

20 de outubro, 2021 | 15:44

“Nosso Brasil é uma vergonha. Pagamos impostos, as multas por infrações são altas. A Br Ipatinga/Valadares é ruim, cheia de buracos, sem pista dupla, trava devido aos caminhões. O Governador vai visitar a BR, vai de helicóptero.
Deveríamos ter o direito de processar o estado por esta situação vergonhosa.”

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