20 de outubro, de 2021 | 10:26

O que considerar ao comprar uma geladeira?

Descubra o modelo ideal para a sua cozinha

Divulgação
Além de uma marca de qualidade e promoções, há mais alguns pontos que devem ser considerados na hora de comprar o refrigerador idealAlém de uma marca de qualidade e promoções, há mais alguns pontos que devem ser considerados na hora de comprar o refrigerador ideal

Está pensando em comprar uma geladeira nova e não sabe qual modelo escolher? Existem algumas informações para se considerar na hora de escolher um refrigerador novo. Para garantir economia e qualidade, uma boa ideia é comprar a sua geladeira na Black Friday.

Assim como todos os eletrodomésticos e eletrônicos, uma marca que seja referência no mercado geralmente terá mais opções de modelos, além de uma garantia melhor para cobrir os danos ou incidentes. E nem sempre essas marcas são inacessíveis, como muitos pensam. Por isso, é necessário saber escolher bem e procurar promoções.

Mas além de uma marca de qualidade e promoções, há mais alguns pontos que devem ser considerados na hora de comprar o refrigerador ideal. Confira, abaixo, a lista.

Capacidade de armazenamento

Existem vários tamanhos e capacidades de geladeiras, por isso é imprescindível que você saiba o tamanho que a sua cozinha oferece, para que não compre uma geladeira maior que o espaço disponível. Os modelos geralmente são divididos em três categorias:

Baixa capacidade

Com até 300 litros, os modelos de baixa capacidade geralmente são indicados para uma pessoa, casal ou até mesmo para quem não costuma passar a semana comendo em casa. São as menores do mercado e não precisam de muito espaço para instalação.

Média capacidade

Um pouco maiores que as anteriores, as geladeiras de média capacidade costumam ter de 300 a 400 litros e o tamanho supre a necessidade para até quatro pessoas. Elas são maiores e mais profundas, então é preciso medir bem o tamanho da sua cozinha para saber se o seu cômodo comporta o aparelho.
Alta capacidade

Maiores, mais largos e profundos, os refrigeradores de alta capacidade vão de 400 a 765 litros. São grandes e atendem às necessidades de mais de seis pessoas. Para este tamanho, é necessária uma cozinha grande, portanto, preste atenção nas medidas antes de investir em um modelo desse porte.
Consumo de energia

Este é um ponto muito importante para se considerar quando for investir em uma nova geladeira, pois ela é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Por isso, vale checar a potência e o nível de consumo, para não ter surpresas lá na frente. Fique de olho no selo de eficiência energética e sempre busque por opções com o selo “A”, que são os mais econômicos.

Além do selo, existem algumas tecnologias que permitem um consumo menor de energia, tornando a geladeira mais econômica e funcional. Entre elas estão as que utilizam a tecnologia inverter, que controla o fluxo de energia do produto. Existem também as que possuem o alerta de porta aberta, que emite sons caso a porta não esteja fechada corretamente.

Há, ainda, o painel externo, que permite pré-programar funções pelo visor, evitando o abre e fecha desnecessário. Quando for escolher sua geladeira, busque por opções com essas tecnologias, pois elas irão garantir a diminuição do consumo de energia.

Tipos de degelo

Para finalizar, antes de comprar o seu refrigerador, esteja atento ao tipo de degelo que mais se adequa à sua rotina.

Degelo Manual

Mais comum nas geladeiras básicas, neste modelo é preciso desligar o refrigerador na tomada e esperá-lo descongelar para limpar. Isso geralmente é feito quando o gelo atinge 1 cm de espessura.

Degelo Semiautomático

Nesta opção, não é necessário desligar a geladeira na tomada para realizar o processo. Apesar de o funcionamento ser parecido com o manual, a água descongelada vai para um compartimento e evapora ou vai para uma bandeja específica. O refrigerador funciona normalmente enquanto o descongelamento do freezer acontece.

Frost-free

Neste modelo não é necessário fazer o processo de descongelamento, pois os sistemas de circulação de ar frio conseguem evitar a formação do gelo. Apesar de serem mais eficientes, estes modelos costumam ser mais caros e consomem mais energia.

Cycle defrost

São modelos práticos que diminuem o acúmulo de gelo. Sendo assim, só é necessário fazer o degelo duas vezes por ano. Apesar de o degelo ser manual, elas são mais econômicas e gastam menos energia que as frost-free.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de comprar a sua geladeira dos sonhos, aproveite as promoções e descontos da Black Friday. Olhe com atenção as informações da descrição e meça a sua cozinha para não ter problemas de instalação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário