20 de outubro, de 2021 | 10:00

Chuva deve continuar nos próximos dias no Vale do Aço, informa meteorologista

Tiago Araújo
Com a chuva, a previsão é de temperaturas mais amenas ao longo da semana Com a chuva, a previsão é de temperaturas mais amenas ao longo da semana

A chuva que atinge o Vale do Aço há alguns dias deve permanecer ao longo desta semana. A previsão foi confirmada pelo meteorologista Ruibran dos Reis ao Diário do Aço. Diante disso, a expectativa é que o clima na região continue mais fresco. Conforme registrado pela estação meteorológica do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, a temperatura mínima chegou a atingir 20,51 graus, nesta terça-feira (19), bem abaixo do que havia sendo registrado no início deste mês.

O meteorologista Ruibran dos Reis informou que a frente fria que chegou no último sábado (16), em Minas Gerais, intensificou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva regular em quase toda as regiões Central e Sudeste do Brasil. “Isso traz muita umidade da Amazônia no sentido do Oceano Atlântico, tanto que fortes chuvas ocorreram nas últimas 24 horas nessas regiões citadas”, afirmou.

Ruibran também ressaltou que, para os próximos dias a previsão é de chuva para todo o Vale do Aço. “Podemos ter uma chuva moderada nesta quarta-feira (20) em toda a região. Além disso, devido à presença da nebulosidade, teremos temperaturas mais amenas, com a máxima em torno de 26 graus em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo”, destacou.

Estragos na capital mineira

Na noite de segunda-feira (18) e na tarde desta terça-feira (19), uma forte chuva atingiu Belo Horizonte e causou diversos estragos em residências e estabelecimentos comerciais. Ruas e avenidas da capital mineira ficaram completamente alagadas. Nesta terça-feira, houve a ocorrência de alagamento em muitos trechos do Anel Rodoviário, nos dois sentidos e também na Via Expressa, o que causou lentidão no trânsito.

Cuidados

Em casos de tempestade, a Defesa Civil de Minas Gerais faz as seguintes recomendações: evite ficar embaixo de árvores, pois elas são condutoras de descargas elétricas, pode haver ainda queda de galhos; Não parar embaixo de torres de transmissão elétrica, pois a eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas. Em caso de alagamento e inundação, evite contato com água devido ao alto risco de contaminação; Não tente atravessar áreas de alagamentos, pois há riscos de queda em bueiros abertos, buracos ocultos formados por erosões e até mesmo ser arrastado pela correnteza devido à força das águas.

Caso necessário, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiro por meio do número 193. O serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosenilda Rodrigues Carvalho Oliveira

20 de outubro, 2021 | 22:34

“Parabéns por nos informar todas as notícias que precisamos somos muito gratos por ter vcs conisco”

Envie seu Comentário