19 de outubro, de 2021 | 17:18

Prêmio de música mineira homenageia Fernando Brant

Divulgação
O compositor Fernando Brant, um dos criadores do Clube de Esquina, é celebrado na premiaçãoO compositor Fernando Brant, um dos criadores do Clube de Esquina, é celebrado na premiação

Com os objetivos de valorizar e de reconhecer os talentos e promover a música produzida no Estado, o Governo de Minas lançou o edital da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. A iniciativa prevê R$ 63 mil em premiações, divididos em cinco áreas. Este ano, a iniciativa homenageia os 75 anos de nascimento do compositor mineiro Fernando Brant, falecido em junho de 2015 e um dos mais célebres integrantes do Clube de Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes etc. Outra novidade é a inclusão de músicas indígena e afro-mineira no repertório.

O edital prevê nove prêmios de R$ 7 mil nas categorias Melhor música e Melhor álbum, além de troféus. Os trabalhos contemplam cinco áreas com grande variedade de estilos. As inscrições serão realizadas de 10 a 17 de novembro. Para participar, o interessado deve acessar o edital no site da Rádio Inconfidência (inconfidencia.com.br).

Podem se inscrever, gratuitamente, compositores, músicos e intérpretes mineiros ou artistas que moram no Estado desde janeiro de 2020. De acordo com o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o prêmio busca reconhecer e dar visibilidade aos trabalhos musicais produzidos por compositores mineiros. O encerramento será no Palácio das Artes, com show transmitido pela Rede Minas, no início de 2022.

O II Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela EMC, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o edital tem patrocínio da Cemig.

(QUADRO)
Categorias indicadas

MPB (e afins)
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Pop rock (e afins)
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música instrumental
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música regional, indígena e afro-mineira
Prêmio de Melhor Música
Prêmio de Melhor Álbum

Música – obra infantil
Prêmio Obra Infantil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário