18 de outubro, de 2021 | 17:39

Roda de conversa orienta mulheres na prevenção do câncer de colo do útero, mamas e ovários

Divulgação
As ações ocorrem nas unidades de saúde de TimóteoAs ações ocorrem nas unidades de saúde de Timóteo

Como se prevenir contra o câncer de colo do útero, mamas e ovários foi o tema da roda de conversa promovida na tarde desta segunda-feira (18) na Unidade Básica de Saúde do Alphaville, em Timóteo. A Campanha Outubro Rosa orienta as mulheres e chama atenção para a importância da detecção precoce destas doenças. Quanto mais cedo é identificado, mais eficiente e rápido será o tratamento.

A médica do Estratégia de Saúde da Família do Alphaville, Vanessa Anísio e a enfermeira Edinalva Alves desenvolveram os temas e responderam às perguntas das participantes. “O Outubro Rosa é uma campanha muito difundida, fala do autocuidado da mulher, alertando como nós mulheres somos responsáveis por nossa saúde. Falamos sobre prevenção e sobre os principais tipos de câncer que acometem mais as mulheres como ovários, colo do útero e mamas. Apontamos os principais fatores de risco para a mulher e as formas de tratamento mais indicadas”, contou Vanessa.

“É importante falar sobre a saúde da mulher não só no mês de outubro. Estes tipos de câncer são fáceis de detectar e apresentam boas chances de cura, por isso, a mulher deve saber observar as alterações no seu corpo. Primeiro a mulher passa por um especialista, faz exames e recebe o diagnóstico e, então faz o tratamento”, explicou Edinalva.

As mulheres daquela regional e agentes comunitárias de saúde ganharam brindes que foram sorteados durante o encontro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário