14 de outubro, de 2021 | 14:23

Timóteo oferece exames preventivos durante Outubro Rosa

Divulgação
As ações de rastreamento estão direcionadas, prioritariamente, para as mulheres nas faixas etárias com maior risco de câncerAs ações de rastreamento estão direcionadas, prioritariamente, para as mulheres nas faixas etárias com maior risco de câncer

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo informa que promove diversas ações da campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção dos cânceres de mama, colo de útero e ovário, abrangendo todas as regionais do município. Na última semana, o bairro Macuco foi palco do projeto Tenda da Saúde, quando foram disponibilizados orientações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de mama, colo de útero e ovário; serviços de aferição de pressão arterial, temperatura, saturação e frequência cardíaca; e informações sobre o programa de Saúde da Mulher oferecido pelas UBS do Setor 7.

Entre outras ações do Outubro Rosa, todas as segundas-feiras é realizada a coleta de preventivos e exame de mamas em período integral, das 7h às 16h, na UBS da Sede. Em todas as semanas de outubro, a UBS do Alegre está orientando as usuárias e oferecendo exames de preventivo e de mamas às mulheres dentro da faixa etária de rastreamento. As ações de rastreamento estão direcionadas, prioritariamente, para as mulheres nas faixas etárias com maior risco de câncer: colo de útero, mulheres de 25 a 64 anos; mamas, de 50 a 69 anos. Em caso de constatação do câncer, as usuárias serão encaminhadas para o tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde.

Dia D

O ponto alto da programação será a promoção do Dia D do Outubro Rosa, no dia 23, com a abertura no sábado das unidades de saúde para a realização de exames citopatológicos, autoexame das mamas e oferta de mamografia para o público-alvo, dando prioridade no agendamento de mulheres trabalhadoras.

Será apresentado o vídeo institucional nas salas de espera e esclarecimento de dúvidas pelos profissionais de saúde. As unidades funcionarão das 7h às 16h. No Dia D, a Secretaria de Saúde promoverá a Campanha Contra Sífilis Congênita com a realização de testes rápidos para a detecção da doença e a distribuição de preservativos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário