14 de outubro, de 2021 | 10:42

Transporte de peça gigante trava o trânsito na 381 em Ipatinga

Alex Ferreira
Passagem de carga com excesso de altura demanda remoção de parte da passarela do IguaçuPassagem de carga com excesso de altura demanda remoção de parte da passarela do Iguaçu

Motoristas que trafegavam pelo trecho urbano da BR-381 na manhã desta quinta-feira precisaram ter muita paciência. Uma peça gigante, de uma empresa do setor metalomecânico, saiu sexta-feira (8) de Timóteo, ficou estacionada na saída para o contorno rodoviário da BR-381 e hoje foi deslocada para Ipatinga. Quando a carreta com 14 eixos puxada por um cavalo mecânico chegou à área urbana de Ipatinga, o trânsito congestionou no sentido centro da avenida Pedro Linhares Gomes.

Um dos pontos complexos da operação de logística é a necessidade da elevação de uma parte da passarela de pedestres, no bairro Iguaçu. Veja mais abaixo o vídeo do içamento de parte da ponte.

O congestionamento é inevitável e já se formava uma fila de aproximadamente 5 quilômetros quando a peça começou a ser transportada na área urbana em Ipatinga.

A peça é um misturador de minério, fabricada pela Emalto. Conforme apurado pelo Diário do Aço, o equipamento pesa 88,6 toneladas, mede 5,84 metros de diâmetro, 28,4 metros de comprimento e tem como destino a Mina de Brucutu, da Vale, no município de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Por causa do tamanho, como não passa pelo viaduto ferroviário em Sá Carvalho, em Antônio Dias, e nem pela ponte metálica da BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, a peça terá que ser removida pela BR-381 até Governador Valadares, seguir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-262 em Realeza/Manhuaçu e depois sentido a Belo Horizonte até a entrada da mina em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Antes de seguir viagem rumo a Valadares, a peça ficará estacionada na saída de Ipatinga para Governador Valadares, nas proximidades do viaduto Ronaldo de Souza, no bairro Veneza II.

Alex Ferreira
Passagem da carga pela passarela do Iguaçu exigirá elevação de parte do tabuleiroPassagem da carga pela passarela do Iguaçu exigirá elevação de parte do tabuleiro

Alex Ferreira
Trânsito está lento no trecho urbano da BR-381 em Ipatinga desde o começo da manhãTrânsito está lento no trecho urbano da BR-381 em Ipatinga desde o começo da manhã





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bom

21 de outubro, 2021 | 16:07

“Gostaria muito de saber o porque não fabricam essas peças gigantescas na própria obra onde será montada.???”

Ruiter Nicacio

14 de outubro, 2021 | 20:45

“Se fizeram as análises no sentido BH, pq não elevou essa passarela com antecedência.
Cabível de uma multa ou advertência e avisar polícia rodoviária e militar e prefeitura.”

Vulgo Di

14 de outubro, 2021 | 20:18

“Não entendo pq não fazem essas movimentações no período noturno de preferência após meia noite pro fato de trazer menos transtornos a um número menor de pessoas”

Waldivino

14 de outubro, 2021 | 14:26

“Eu trabalho com entregas de serviço agendado com o meu cliente e já fiquei parado nesse trecho mais de uma vez nos últimos dias.
Reclamei com o policial e ele me alegou que só tinham liberado uma viatura para fechar o trânsito,e não tinha equipe para evitar o congestionamento.”

Mauricio

14 de outubro, 2021 | 13:23

“Parabéns aos envolvidos nessa operação, que não avisaram com antecedência aos usuários da via, que esse transporte seria feito justamente hoje, travando o trânsito e dificultando a vida de quem passava passar pelo trecho interditado. Tanto jornal, rádio, TV, sites, nada foi avisado sobre isso.”

Envie seu Comentário