13 de outubro, de 2021 | 20:00

Chuva começa sem estragos no Vale do Aço

Há previsão de mais chuva para o Vale do Aço nos próximos dias, mas por enquanto não há alerta de precipitações intensas. Os dias anteriores foram de chuva na região, no entanto, sem registro ocorrências graves para a Defesa Civil dos municípios. A véspera do feriado prolongado, de 12 de outubro foi marcada pela chegada da temporada de chuva na região, que sofria com o calor de 35 graus e queimadas nas áreas de vegetação.

Conforme informações da administração municipal de Coronel Fabriciano, entre sexta (8) e terça-feira (12) choveu 96,4 milímetros no município. Os dias de maior concentração de chuva foram no domingo (10) e segunda-feira (11), com 23,4 mm e 62,2 mm de precipitação.

Em Fabriciano, a Defesa Civil registrou três ocorrências pontuais na segunda-feira, em virtude do volume de chuva registrado durante o feriado, todas sem gravidade. Ainda conforme a assessoria do município, as ocorrências atendidas foram nos bairros Caladinho, São Geraldo e Morada do Vale, áreas já mapeadas e monitoradas pelo órgão municipal. O atendimento visou à mitigação de impacto e prevenção nos locais, com entrega e instalação de mais lonas.
Em Timóteo chegada da chuva foi marcada por ocorrências de deslizamentos de terra no bairro MacucoEm Timóteo chegada da chuva foi marcada por ocorrências de deslizamentos de terra no bairro Macuco

Macuco

No dia 11 também houve duas ocorrências, em Timóteo, atendidas pela Defesa Civil municipal com o apoio do Corpo de Bombeiros. As duas localizadas no bairro Macuco com deslizamento de terra. O subgerente Habitação e Defesa Civil, Marques Valgas, disse que nas duas situações não houve vítimas e nem prejuízo ao patrimônio. “Uma das casas foi interditada até que os reparos de segurança e contenção sejam executados pelo morador, que de pronto foi para a casa de uma filha no mesmo bairro”, informou.

Na preparação das ações para enfrentar o período de chuva, o município de Timóteo revisou seu plano de ação e contingência. As ações incluem: contingência, visitas e monitoramento das áreas já mapeadas pelo munícipio, como áreas de risco.

Outras cidades

Em Santana do Paraíso, conforme a assessoria de Comunicação, houve uma queda de muro na rua Filadélfia, no bairro Industrial, fazendo com que a lama invadisse a casa de uma mulher. E no bairro Ipaba do Paraíso havia uma casa com rachadura, o que facilitou a entrada de água na residência. Contudo, a assessoria disse que a rachadura não foi provocada pela chuva dos últimos dias.

No município de Ipatinga, a assessoria de Comunicação afirma ter sido um plantão sem registro de ocorrências pela Defesa Civil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário