11 de outubro, de 2021 | 13:58

Lobos-guará nascem em cativeiro no Centro de Biodiversidade da Usipa

Ramon Figueiredo
Os lobinhos, duas fêmeas e um macho, são criados artificialmente desde o mês de junho; espécie está ameaçada de extinção  Os lobinhos, duas fêmeas e um macho, são criados artificialmente desde o mês de junho; espécie está ameaçada de extinção

O Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), em Ipatinga, conta com novos moradores: três filhotes de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) nascidos em cativeiro no zoológico da Usipa. Os lobinhos, como são carinhosamente chamados pela equipe do Cebus, nasceram em 11 de junho e são criados artificialmente desde o dia 29 do mesmo mês. São duas fêmeas e um macho.

Após três anos se reproduzindo sem conseguir manter os filhotes, o casal Cauê e Tíbia obteve sucesso reprodutivo há pouco mais de quatro meses. “As perdas de filhotes nos anos anteriores nos levaram a tomar uma atitude pouco comum na reprodução dessa espécie: a retirada dos lobinhos antes de um mês de vida”, explica a bióloga do Cebus, Claudia Diniz.

No fim de junho, os animais foram retirados dos cuidados maternos e desde então, são criados de forma artificial. Os filhotes estão com as vacinas em dia e têm se alimentado de carne, frutas e ração. “Geralmente, o lobo-guará consome a fruta inteira e por esse motivo é um excelente dispersor de semente, participando assim, da recomposição de áreas degradadas. Isso confere ao lobo o papel de agricultor do cerrado”, conta Claudia.

O Cebus faz parte do grupo, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de instituições nacionais e internacionais que se esforçam para preservar a espécie. “O lobo-guará é um mamífero ameaçado de extinção que faz parte de planos de manejo e por isso é comum a reprodução em cativeiro”, afirma o médico-veterinário e responsável técnico pelo Cebus, Lélio Costa e Silva.

Centro de Biodiversidade da Usipa

Atualmente, o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) se encontra fechado para visitação do público, mas segue realizando suas principais ações. São elas: a criação em cativeiro e semicativeiro da fauna regional; triagem da fauna (recepção, tratamento e encaminhamento) e pesquisa de animais silvestres em colaboração com instituições parceiras. Nos últimos anos, o Cebus recebeu o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza e uma menção honrosa no Prêmio Natureza Gerais pelo excelente trabalho que vem realizando em favor da fauna. (Assessoria de Comunicação da Usipa)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Shesheu

11 de outubro, 2021 | 19:01

“Que notícia boa.
Em meio a tanta destruição da natureza, ainda tem pessoas de bom coração
Parabéns a todos envolvidos.”

Envie seu Comentário