Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de outubro, de 2021 | 09:00

Ex-jogador do Cascavel é um dos destaques de time inglês formado somente por brasileiros

Ailton Moreira Jr.
Além de disputar o Acesitano, Ronald Henrique também tem passagens por América e AvaíAlém de disputar o Acesitano, Ronald Henrique também tem passagens por América e Avaí

O atacante Ronald Henrique, de 21 anos, nascido em Belo Horizonte e criado no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, é um dos destaques do Merseyside FC, clube amador localizado na cidade de Liverpool, no Noroeste da Inglaterra. A curiosidade da equipe é que ela é formada somente por brasileiros, numa cidade apaixonada por futebol e que tem um dos clubes mais vitoriosos do país: o Liverpool Futebol Clube.

Quando ainda estava no Brasil, Ronald passou pelas categorias de base do Cascavel de Timóteo, Avaí, Linhares-ES, Oeste-SC e América. O atleta conta, em entrevista ao Diário do Aço, que aos 14 anos deixou o Vale do Aço para seguir o sonho de se tornar jogador de futebol. “Fui jogar em Santa Catarina em um time da Terceira Divisão. Me destaquei e fui para o Avaí, onde fiquei muito tempo. Depois dessa passagem voltei para Minas e joguei no América, após isso atuei pelo Linhares. Também disputei o Campeonato Acesitano pelo Cascavel”, detalhou o atacante, que tem como inspirações Neymar e Messi.

Ailton Moreira Jr.
O técnico Tiago Moreira também é um dos fundadores do clubeO técnico Tiago Moreira também é um dos fundadores do clube
Em busca de melhores oportunidades na vida, Ronald Henrique partiu para a Inglaterra há dois anos, na companhia de um amigo. “O que eu busco aqui é poder levar conforto para mim e minha família quando eu voltar para casa”, disse o jovem jogador, contando que os familiares ainda vivem no Amaro Lanari.

Enquanto está longe da família, Ronald se adapta ao novo estilo de vida e trabalho. “Os ingleses jogam de uma forma diferente. Eles têm mais raça e nós temos mais técnica, o que faz com que eles admirem nossa equipe”, destacou o atleta. “Nossa equipe está forte para disputar esse novo campeonato. Temos um bom elenco e jogadores de muita qualidade, ou seja, temos de tudo para fazer nosso nome nesse campeonato”, concluiu Ronald.

Merseyside

O time montado há cerca de seis meses surgiu de encontros entre amigos. Brasileiros que vivem em Liverpool se reuniam todas as segundas-feiras para jogar futebol e confraternizar, daí surgiu a ideia do clube, fundado por Tiago Moreira. A princípio, a recém-nascida agremiação ganhou o nome de Imigrantes FC, mas depois mudou para Merseyside, nome do condado onde está localizada a cidade de Liverpool.

Ailton Moreira Jr.
Merseyside FC só tem brasileiros em sua delegaçãoMerseyside FC só tem brasileiros em sua delegação


Ainda amador e com pouco tempo de estrada, o Merseyside foi convidado pela FA - Football Association, órgão regulador do futebol inglês, para integrar a federação. Conforme explica o gerente de futebol do clube, Tom Moreira, “o clube foi convidado por sua notoriedade, já que está se destacando na liga amadora que disputa, a FA Liverpool Premier League, referente à Segunda Divisão do campeonato regional”. No site do clube, é possível ver o resultado dos últimos jogos disputados, recheados de placares largos, como 9 x 1, 7 x 1 e 4 x 2.

A FA Liverpool Premier League é dividia em categorias, e o Merseyside está na Segunda Divisão dela. “Ganhando essa divisão, iremos para a Primeira Divisão, isso no amador. A partir daí passaríamos a integrar o profissional e disputar campeonatos estaduais e nacionais, atuando no que seria uma Série C do Campeonato Brasileiro”, detalhou Tom.

Manutenção do trabalho

Ailton Moreira Jr.
Federação vai oferecer um campo para time seguir seus treinamentosFederação vai oferecer um campo para time seguir seus treinamentos
Por enquanto, a equipe caminha com recursos dos próprios jogadores, com treinos sendo realizados em quadras alugadas. Porém, como agora o Merseyside é federado, a FA vai disponibilizar um campo para os treinamentos e jogos oficiais.

Atualmente, o clube conta com 22 jogadores, além do técnico, gerente de futebol e preparador físico. Desse elenco, somente de Minas Gerais, há jogadores de Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Ouro Branco e Coronel Fabriciano.

As conquistas do clube brasileiro na Inglaterra estão sendo rápidas, além de ganharem o título de federado, o técnico e fundador da equipe, Tiago Moreira, foi convidado a fazer uma especialização no Liverpool FC, equipe comandada pelo alemão Jurgen Klopp. “O Tiago não tinha experiências anteriores como técnico. Foi uma descoberta também para ele, que é um fanático pelo Guardiola”, lembrou Tom.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário