09 de outubro, de 2021 | 12:00

Ipatinga define retorno de aulas 100% presenciais a partir de 20 de outubro

Todas as unidades escolares passarão a funcionar com comparecimento total de estudantes e encerrado o ciclo do ensino remoto

Divulgação
Decreto estabelece volta às aulas de forma 100% presencial em IpatingaDecreto estabelece volta às aulas de forma 100% presencial em Ipatinga

As aulas na rede municipal, conveniada e privada de ensino de Ipatinga voltarão a ter a presença de todos os alunos dentro das próximas duas semanas. É o que estabelece o Decreto nº 9.829, publicado pelo Executivo nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial. A partir do dia 20 de outubro, todas as unidades escolares passarão a funcionar em sistema totalmente presencial, findando de vez o ensino remoto que já durava desde março de 2020 e, também, como revezamento em alguns educandários, desde agosto.

O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância do retorno das aulas presenciais e reafirmou que tal medida só é possível graças aos números controlados da pandemia na cidade. “Sempre afirmei que a educação é uma das prioridades da nossa administração. Todos os passos foram dados de forma gradativa e com muito cuidado, já que tínhamos que tomar como base, em primeiro lugar, os números da covid-19 no município. Logo no início do nosso mandato, adotamos o formato semipresencial, pois entendíamos o quão importante era o retorno dos alunos aos educandários, e em agosto demos o segundo passo, com a abolição do formato 100% remoto, mas ainda com o revezamento. E agora, com os números bem mais controlados, vimos que era a hora de todos voltarem de vez para a escola”, detalhou o prefeito.

Conforme o governo, a decisão também é amparada nos dados quinzenais apurados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que possibilitam, tecnicamente, 100% de ocupação nas salas de aula, uma vez que todos os professores aptos já tomaram as duas doses de vacina e o município já está agendando a vacinação de adolescentes de 12 anos, sem comorbidade, além de ter aplicado um total de mais de 300 mil doses de imunizantes.
Divulgação
Governo afirma que dados epidemiológicos e avanço da vacinação asseguram condições para a volta às aulas presenciaisGoverno afirma que dados epidemiológicos e avanço da vacinação asseguram condições para a volta às aulas presenciais


Protocolos

Segundo o novo Decreto, em conformidade com o que já havia sido publicado nos Decretos 9.666/2021 e 9.737/2021, os protocolos como o uso de máscaras e higienização dos ambientes coletivos continuarão sendo seguidos à risca.

A secretária de Educação do município, Patrícia Avelar, falou sobre a importância de todos os alunos estarem presentes nas escolas. “Como já explanado pelo prefeito Gustavo Nunes, todos os passos para que conseguíssemos chegar a este formato foram minuciosamente discutidos. Temos que considerar também que o retorno de forma semipresencial no início do ano foi um ‘case’ de sucesso e colaborou para que chegássemos no cenário atual, com números de contaminação e ocupações de leitos bastante controlados. Com o retorno, ganham todos: alunos, professores, pais e aqueles que de alguma forma estão envolvidos com o sistema educacional, seja ele público ou privado”, resumiu.

Já publicado:
Hospital de Campanha de Ipatinga é desativado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigues

13 de outubro, 2021 | 08:01

“Ipatinga está mesmo a pé de prefeito. Onde já se viu retornar as aulas com todos os alunos se a maioria deles não foram vacinados. Concordo que o lugar de criança é na escola,mas com toda segurança para elas,os professores e seus parentes.”

Gildázio Garcia Vitor

09 de outubro, 2021 | 08:13

“Parabéns Prefeito! "Lugar de criança é na escola", de preferência com uma boa merenda. Afinal, muitas famílias estão passando por dificuldades financeiras e não têm conseguido oferecer nem o básico para os filhos. Portanto, espero que a partir do dia 18/10 a merenda oferecida aos nossos alunos seja de melhor qualidade, como antigamente.”

Envie seu Comentário