07 de outubro, de 2021 | 17:53

Ipatinga segue com campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Divulgação
Responsáveis devem levar os menores às UBS's munidos da carteira de vacinação Responsáveis devem levar os menores às UBS's munidos da carteira de vacinação

A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina continua em Ipatinga. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, exceto nas UBS do Planalto e Vila Formosa, das 8h às 16h. Com o dia “D” marcado para o dia 16 de outubro, a Campanha segue até o fim deste mês, informou o governo local.

A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Para a atualização vacinal é necessário que os pais ou responsáveis levem os menores a uma das UBS de Ipatinga com a carteira de vacinação. Neste momento, um profissional da saúde avaliará quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual atraso, falta ou necessidade de reforço.

De acordo com o secretário de Saúde, Cléber de Faria, a campanha tem como finalidade aumentar as coberturas vacinais, reduzindo a incidência e contribuindo para o controle e erradicação das doenças nas crianças e adolescentes menores de 15 anos. “No total, serão disponibilizados 16 tipos de vacinas que protegem contra aproximadamente 20 doenças”, explicou.

As vacinas serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação de cada criança e adolescente. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal. Caso haja perda da caderneta de vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais vacinas e doses já foram aplicadas.

Vacinas disponíveis: Vacina DTP e Pentavalente (contra difteria, tétano e coqueluche), BCG (contra tuberculose), Vacina contra Poliomielite – oral (VOP) ou injetável (VIP), Tríplice Viral e SCRV (sarampo, caxumba e rubéola), Vacina contra Hepatite A, Vacina contra Hepatite B, Vacina contra Varicela e SCRV, Vacina contra Febre Amarela, Vacina contra HPV, Vacina contra Rotavírus Humano, Meningo C (doença meningocócica), Meningo ACWY (meningites tipos A, C, W e Y), Pneumo 10 Valente (pneumonia).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário