07 de outubro, de 2021 | 13:32

Programa ''Fila Zero'' começa a atender bairros de Ipatinga

Divulgação
Carreta com equipamentos para exames de ultrassonografia começa atendimentos a partir desta sexta-feira na praça da Maçonaria, no BethâniaCarreta com equipamentos para exames de ultrassonografia começa atendimentos a partir desta sexta-feira na praça da Maçonaria, no Bethânia

A Secretaria de Saúde de Ipatinga inicia ainda neste fim de semana as ações do Programa “Fila Zero” pelos bairros da cidade. Concluída a jornada no Centro, o primeiro local a receber a carreta equipada para realização de exames de ultrassonografia é a praça da Maçonaria, na avenida José Assis de Vasconcelos, onde serão atendidas pessoas do bairro Bethânia e Vila Militar. O veículo já está estacionado no local e começa os atendimentos nesta sexta-feira (8), de 9h30 as 18h, e no sábado (9), de 7h30 as 18h.

Na semana dos dias 15 e 16 de outubro, os atendimentos continuam na mesma praça, sempre recebendo pessoas agendadas e que já fazem parte do cadastro do sistema Sanitas.

As marcações estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde e nesta etapa estão sendo realizadas ultrassonografias de mamas e axilas, abdômen total, transvaginal, aparelho urinário e articulação.

A ordem de prioridade leva em conta os casos de pacientes mais urgentes e o tempo de espera na fila. O atendimento na Unidade Móvel de Saúde, que segue todas as medidas de proteção contra a covid-19, vai auxiliar na diminuição da demanda reprimida de exames no município. Em Ipatinga, atualmente existe uma fila de espera de mais de 50 mil exames, aponta a Secretaria.

Fila Zero

O programa pretende reduzir e até eliminar inteiramente a demanda de espera por exames de ultrassonografia. Foram contratados 30 mil novos exames de ultrassom, que se somam a outros 17 mil já previstos para o ano. Parte dos exames serão realizados pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), dentro de suas unidades de atendimento, e outra parte na carreta com profissionais e equipamentos que vai percorrer as regionais do município.

Roteiro da carreta

Após o bairro Bethânia, a carreta estaciona na praça do campo do Bigode, próximo à Escola Márcio Andrade Guerra, para atender os bairros Veneza, Planalto e Caravelas.

Depois será a vez da praça do bairro Vila Celeste, onde pessoas da localidade e do Vale do Sol receberão atendimento. Na sequência, o caminhão estaciona no bairro Limoeiro e atende as pessoas agendadas do Barra Alegre e Vila Formosa, seguindo dali para o bairro Iguaçu, onde permanece por mais duas semanas para receber moradores do Iguaçu, Ideal, Jardim Panorama e Cidade Nobre.

Continuando as atividades, a localidade seguinte a receber a carreta é o bairro Canaãzinho. Ali serão atendidos ainda os moradores do Canaã. Outro bairro a ser visitado na sequência é o Esperança.

Após percorrer as localidades, a carreta retorna para a praça dos Três Poderes, a fim de finalizar o atendimento na região central.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário