07 de outubro, de 2021 | 09:00

Campus IFMG Ipatinga oferece vagas para cursos técnicos e superior

Arquivo DA
Os cursos disponibilizados pelo Instituto Federal Minas Gerais são gratuitos à população Os cursos disponibilizados pelo Instituto Federal Minas Gerais são gratuitos à população

O Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) publicou editais do processo seletivo dos cursos técnicos e superiores, que são gratuitos, para o primeiro semestre letivo de 2022. As inscrições, que já estão abertas, vão até o dia 4 de novembro. Para o campus em Ipatinga serão oferecidas 40 vagas para o curso técnico integrado em Automação Industrial, 40 vagas para o curso técnico integrado em Eletrotécnica e 40 vagas para o curso superior de Engenharia Elétrica. O campus IFMG Ipatinga está localizado no bairro Veneza.

Atualmente, as aulas presenciais estão suspensas no IFMG Ipatinga, devido à pandemia de covid-19, porém, conforme o diretor do campus, Alex de Andrade, a previsão é que as aulas presenciais sejam retomadas ainda neste mês de outubro, com os cuidados necessários de prevenção.

Seleção

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, há a classificação pelas notas do Enem. Esta edição do vestibular oferece vagas em todos os 18 campi do IFMG. O período para solicitar isenção de taxa de inscrição vai até 22 de outubro. O valor da taxa é de R$ 20. Os editais estão disponíveis no site www.ifmg.edu.br/portal.

Notas

Conforme o IFMG, na seleção para os cursos técnicos integrados passam a valer as notas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, ou seja, o documento apresentado durante a inscrição precisa ter as notas dessas séries. Será avaliado o desempenho em Português e Matemática. A documentação para comprovação, que precisa ser inserida no sistema de inscrições, deve ser obtida na escola de origem do candidato.

Cursos técnicos

São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data de matrícula) e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado. A forma de seleção é por análise de desempenho escolar. Em Ipatinga serão oferecidas 40 vagas para o curso técnico integrado em Automação Industrial e 40 vagas para o curso
técnico integrado em Eletrotécnica.

Cursos superiores

Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura. A seleção se dará de três formas: aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de pelo menos um dos últimos cinco anos (2017 a 2021); Análise de desempenho escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista; Ou pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), conforme cronograma disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e edital específico. Para o campus em Ipatinga serão 40 vagas para o curso superior de Engenharia Elétrica, das quais, 20 serão pelo SISU e as outras 20 pelo próprio IFMG.

Documentos

Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos no sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luana da Silva Castro

07 de outubro, 2021 | 11:08

“Gostaria muito de participar”

Envie seu Comentário