04 de outubro, de 2021 | 17:58

Removidas 266 toneladas de entulhos na região da Estrada das Lavadeiras

Divulgação
A limpeza abrangeu toda a extensão da via e a área próxima ao pátio das transportadoras da UsiminasA limpeza abrangeu toda a extensão da via e a área próxima ao pátio das transportadoras da Usiminas

Por meio do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga informa que promoveu, durante a segunda quinzena do mês de setembro, serviço de limpeza na região da tradicional Estrada das Lavadeiras, hoje denominada avenida Amazonas, desde as imediações do bairro Horto até o Bom Jardim.

Com a mobilização de diversos trabalhadores e o apoio de uma pá-carregadeira e caminhões basculantes, o trabalho envolveu capina manual no meio-fio, limpeza de sarjetas e canaletas de drenagem pluvial, além do recolhimento de nada menos que 266 toneladas de lixos, terras e entulhos lançados indevidamente no trecho.

A limpeza abrangeu toda a extensão da via e a área próxima ao pátio das transportadoras da Usiminas. Foi constatado que o maior volume de materiais descartado irregularmente tem como origem o transporte de carroceiros, mas havia também indícios de infrações cometidas por moradores e algumas empresas. Os detritos favoreciam a proliferação de animais peçonhentos e roedores, além de violar regras básicas de proteção ao meio ambiente.

A Sesuma adverte que intensificará também a fiscalização quanto ao descarte irregular na região, de modo a impedir que a área volte a servir como depósito clandestino de lixo/entulho. E pede a colaboração da comunidade para denunciar os infratores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (31) 3829-8514.

Penalidades

O Decreto Municipal nº 4.435/2001, que regulamenta o Serviço de Limpeza Urbana no município, prevê multas de 1 a 10 UFPI’s (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga, hoje fixada em R$ 108,45) para os descartes irregulares. Em caso de reincidência, a multa dobra de valor e há acréscimos diários fixados para a hipótese de permanência do material no local.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão

05 de outubro, 2021 | 14:22

“O serviço já terminou??? É claro que não... A ciclovia só foi limpa/capinada da rotatoria (imediações do bairro Horto) até a estrada de acesso às torres de comunicação. Está faltando a limpeza/capina da ciclovia até o bairro Bom Jardim. Demorou tanto para iniciar o serviço, poderiam pelo menos fazer direito.
Obs.: O mato ja estava invadindo a pista, colocando em risco todos os cidadão que transitam pelo local. Poderiam aumentar a frequência de capina.
260ton??? será??? algum fiscal conferiu???
O editor da materia poderia solicitar um retorno da prefeitura sobre os comentários acima?”

Márcio

04 de outubro, 2021 | 19:51

“Prefeitura limpou onde aconteceu uma caminhada promovida por uma empresa falta completar da entrada da torre até o. Bom Jardim.”

Jose

04 de outubro, 2021 | 19:21

“Parabéns a prefeitura. Mas vamos sair das salas e fiscalizar, contratar mais gente. Pois bem me lembro no Bela Vista limparam tudo, no outro dia já havia entulho. Outra coisa essa lei não vale nada, não funciona..”

Envie seu Comentário