04 de outubro, de 2021 | 17:00

Unidades de saúde terão mutirões de mamografia no Outubro Rosa

Para conscientizar a comunidade e convencer as mulheres a respeito da prevenção, até o dia 30 deste mês, os gerentes de unidades de saúde de Coronel Fabriciano realizarão rodas de conversa com café da tarde, palestras, mutirões de mamografias e exames preventivos, e até oficinas de práticas de meditação e respiração.

A Secretaria de Governança da Saúde, com apoio do programa Mexa-se e de outros setores da prefeitura, realizará no dia 27 de outubro uma caminhada até a Praça da Estação, onde haverá tendas com prestação de serviços e diversão para as crianças.

Prevenção

Desde 2018 o município oferta o trabalho de profissionais capacitados na atenção especializada e de mamografias. Todos os meses são disponibilizados exames, conforme pactuação realizada com o Hospital Márcio Cunha, de modo que a fila de espera que existia no passado foi zerada. Atualmente, todas as demandas das unidades de saúde são atendidas conforme classificação de urgência, destaca a Secretaria.

Durante a campanha do Outubro Rosa, para incrementar o atendimento, haverá ampliação dos procedimentos.
Com foco no câncer de colo do útero, o município disponibilizou para as unidades de saúde todo o material necessário para os exames preventivos realizados pelas equipes de enfermagem. Casos detectados são encaminhados imediatamente em caráter de urgência para tratamento e acompanhamento.

Prevenção

O tema da campanha Outubro Rosa deste ano é “Se ame, se cuide”. Cada vez mais, os profissionais de saúde estão convencidos de que a melhor forma de combater o câncer é a mulher se cuidar por meio de idas rotineiras ao médico e realizar os exames corretos.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que o município nunca esteve tão pronto para atender as mulheres e reforça o pedido para que elas aproveitem a estrutura da rede pública de saúde. “Nós sabemos que o câncer é muito doloroso e traz danos físicos e mentais. Por isso, estamos garantindo às mulheres a certeza de que elas podem se prevenir com dignidade. Nossas unidades estão de portas abertas e nossos profissionais orientados a tratar todas as mulheres com a atenção que elas merecem”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário