Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de outubro, de 2021 | 10:00

Com o preço da gasolina em alta, aumenta procura por habilitação para pilotar motocicleta

Arquivo DA
As motocicletas têm sido enxergadas como um meio para economizar com o combustível  As motocicletas têm sido enxergadas como um meio para economizar com o combustível

Somente neste ano, a gasolina já acumula alta de mais de 50%, com os seguidos aumentos. Em algumas cidades, o litro já ultrapassa R$ 7. Com isso, os condutores que abastecem seus veículos constantemente sentem cada vez mais dificuldade para arcar com esse custo. Uma das alternativas para lidar com esse aumento do preço da gasolina tem sido buscar veículos mais econômicos, dentre eles, as motocicletas, que têm um consumo menor de combustível em comparação com os carros.

Em entrevista ao Diário do Aço, profissionais que atuam em Centro de Formação de Condutores (CFC) relataram um aumento na procura por Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que habilita os indivíduos a conduzirem veículos motorizados de duas ou três rodas, por exemplo, motos, motonetas e triciclos. Esses veículos podem atingir um consumo de mais de 40 quilômetros por litro de gasolina na cidade, enquanto muitos carros têm, em média, um consumo de 10 km/l.

Aumento na procura

Conforme o diretor geral de um CFC, localizado no Centro de Ipatinga, Fernando Henrique Miranda dos Santos, ao longo deste ano houve um aumento da procura de alunos para adquirir a habilitação para pilotar motocicleta, enquanto para dirigir carro diminuiu. “Para se ter uma ideia, de agosto até o momento, já aumentou em cerca de 20% o número de pessoas querendo fazer aulas para tirar sua habilitação na categoria A. Por exemplo, vamos supor que, antes, em determinado mês, eram quatro alunos querendo adquirir CNH para moto e 15 para carro, agora é oito querendo aprender a pilotar moto e 12 com o intuito de dirigir carro”, explicou.

Tendência

Segundo Fernando Henrique, a tendência é que esse aumento na procura por habilitação para conduzir motocicleta continue nos próximos meses devido à alta do preço do combustível. “Muitos reclamam que as motos subiram de preço, mas ainda assim compensa financeiramente em optar por esse tipo de veículo, porque o valor do carro também subiu. E na atual situação econômica, de boa parte da população, o sonho de comprar um carro é mais distante para se concretizar. Dessa forma, muitos estão optando por moto”, ressaltou.

Mais mulheres

O diretor do CFC também relatou que nos últimos anos percebeu que há mais mulheres buscando adquirir sua CNH, incluindo todas as faixas de idade. “Muitas querem sair da dependência dos homens ou já começar a ser independente, antes mesmo de casar, no caso das mais novas”, afirmou.

Preço baixo

Segundo Fernando Henrique, Ipatinga é uma das cidades com preço mais baixo para tirar habilitação, enquanto em outros lugares o valor é 40% mais caro. “O que encarece mesmo são as taxas do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e das clínicas, que só aceitam pagamento em dinheiro. Muitos alunos reclamam disso”, destacou.

Categoria A em destaque

Conforme a secretária de um CFC localizado no bairro Cidade Nobre, Patrícia Cristina Andrade, com o alto preço dos combustíveis, a procura por habilitação para conduzir motocicleta tem aumentado desde janeiro deste ano. “Por exemplo, se antes, em determinado mês vendia de 25 a 30 pacotes para primeira habilitação, categoria A, ou adição, hoje estamos vendendo uns 50. Creio que até mesmo consórcios para moto devem ter tido esse aumento na procura nos últimos meses”, afirmou.

Mais economia

Patrícia Cristina também destacou que tem percebido um número maior de mulheres buscando adquirir habilitação para pilotar motocicleta. “Hoje há muita procura feminina na habilitação na categoria A, devido à economia que terá para se deslocar ao trabalho durante a semana, gastando menos com gasolina, que está em um valor absurdo. Portanto, o cenário atual tem sido esse em nosso CFC”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário