01 de outubro, de 2021 | 10:00
Festa do Rosário em Timóteo volta com programação presencial
De volta ao seu formato presencial, com a participação popular, a Festa do Rosário de Timóteo celebra sua programação neste mês de outubro. É esperada a participação de 500 congadeiros de vários municípios mineiros e figuras conhecidas no meio cultural. Além da participação do público, os eventos terão transmissão na internet e deve lançar o Encontro Nacional de Congadeiros.
A Festa do Rosário ou Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma manifestação religiosa católica, rica de manifestações culturais, principalmente do congado de origem africana. Em Timóteo, é realizada há mais de 50 anos pela Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário/Guarda de Moçambique de Timóteo e Reis Festeiros Roberto Canhotinho e Andreia Vaz. A festa é celebrada pela Paroquia de São Sebastiao de Timóteo com a produção dos Mestres Tulio Jairo, Caroline Beatriz e Luis Fabiano.
Com fé e amor estamos vencendo a pandemia” é o tema da programação, que será aberta no próximo dia 7 de outubro, às 19h, com missa celebrada a Nossa Senhora do Rosário, na paróquia São Sebastião, no Centro Sul, em comemoração ao aniversário da santa. A data também é dedicada ao Dia do Congado. A programação será presencial e também terá transmissão simultânea na página, no Facebook, da Guarda de Moçambique de Timóteo.
Retorno
O mestre Luis Fabiano dos Santos, capitão-mor da guarda, conta que, devido à pandemia, em 2020 houve apenas uma caminhada em honra à Nossa Senhora do Rosário e os festejos foram realizados em formato de live. Para este ano a previsão é recebermos a participação de 500 congadeiros vindos de vários municípios de Minas Gerais e muitos outros de forma virtual assistindo à missa, que terá transmissão on-line”, conta.
Questionado sobre como é voltar os festejos de forma tradicional, ainda neste período de pandemia, o mestre lamenta a falta do contato fraterno entre os participantes. É muito triste porque o nosso maior costume é de apertar as mãos e abraçar os nossos irmãos e isso ainda não é recomendado. Mas isso vai passar, o nosso tema escolhido é real, com fé estamos vencendo a pandemia”, ressalta.
Programação
A programação das festividades se estende por todo o mês de outubro e o mestre Luis Fabiano destaca que, além dos congadeiros de várias partes de Minas, as festividades terão a participação do músico Maurício Tizumba; Jorginho Capitão da comunidade dos Arturos; Ramón Rodrigues, presidente da Frente Aliança das Congadas Minas Brasil; e da blogueira Maysa Abrão de Goiás.
Para manter a tradição viva e preservar os costumes culturais, o mestre do congado ressalta a fé e o amor pelo legado. É mesmo com muita luta, muito amor e muita gratidão que a nossa comunidade do Vale do Aço tem nos apoiado, abraçado essa causa, além do apoio da imprensa com o Diário do Aço. E este ano teremos como destaque as oficinas de percussão que serão ministradas por Jorginho dos Aturos e Caroline Beatriz da Guarda de Timóteo. E neste ano o produtor do evento é o mestre Túlio Jairo. E os reis festeiros são Roberto Canhotinho e Andréia Vaz”, completou.
Encontro Nacional de Congadeiros
Uma das participações esperadas na festa é do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. E na oportunidade será lançado oficialmente o evento Encontro Nacional de Congadeiros”, a ser realizado em Timóteo em 2022. Timóteo será sede deste mega evento e estamos também aguardando a confirmação de representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (EPHA)”, concluiu Luis Fabiano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]