01 de outubro, de 2021 | 10:00

Festa do Rosário em Timóteo volta com programação presencial

Divulgação
Comunidade cultua seus santos padroeiros de geração em geraçãoComunidade cultua seus santos padroeiros de geração em geração

De volta ao seu formato presencial, com a participação popular, a Festa do Rosário de Timóteo celebra sua programação neste mês de outubro. É esperada a participação de 500 congadeiros de vários municípios mineiros e figuras conhecidas no meio cultural. Além da participação do público, os eventos terão transmissão na internet e deve lançar o Encontro Nacional de Congadeiros.

A Festa do Rosário ou Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma manifestação religiosa católica, rica de manifestações culturais, principalmente do congado de origem africana. Em Timóteo, é realizada há mais de 50 anos pela Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário/Guarda de Moçambique de Timóteo e Reis Festeiros Roberto Canhotinho e Andreia Vaz. A festa é celebrada pela Paroquia de São Sebastiao de Timóteo com a produção dos Mestres Tulio Jairo, Caroline Beatriz e Luis Fabiano.

“Com fé e amor estamos vencendo a pandemia” é o tema da programação, que será aberta no próximo dia 7 de outubro, às 19h, com missa celebrada a Nossa Senhora do Rosário, na paróquia São Sebastião, no Centro Sul, em comemoração ao aniversário da santa. A data também é dedicada ao Dia do Congado. A programação será presencial e também terá transmissão simultânea na página, no Facebook, da Guarda de Moçambique de Timóteo.

Retorno

O mestre Luis Fabiano dos Santos, capitão-mor da guarda, conta que, devido à pandemia, em 2020 houve apenas uma caminhada em honra à Nossa Senhora do Rosário e os festejos foram realizados em formato de live. “Para este ano a previsão é recebermos a participação de 500 congadeiros vindos de vários municípios de Minas Gerais e muitos outros de forma virtual assistindo à missa, que terá transmissão on-line”, conta.

Questionado sobre como é voltar os festejos de forma tradicional, ainda neste período de pandemia, o mestre lamenta a falta do contato fraterno entre os participantes. “É muito triste porque o nosso maior costume é de apertar as mãos e abraçar os nossos irmãos e isso ainda não é recomendado. Mas isso vai passar, o nosso tema escolhido é real, com fé estamos vencendo a pandemia”, ressalta.

Programação

A programação das festividades se estende por todo o mês de outubro e o mestre Luis Fabiano destaca que, além dos congadeiros de várias partes de Minas, as festividades terão a participação do músico Maurício Tizumba; Jorginho Capitão da comunidade dos Arturos; Ramón Rodrigues, presidente da Frente Aliança das Congadas Minas Brasil; e da blogueira Maysa Abrão de Goiás.

Para manter a tradição viva e preservar os costumes culturais, o mestre do congado ressalta a fé e o amor pelo legado. “É mesmo com muita luta, muito amor e muita gratidão que a nossa comunidade do Vale do Aço tem nos apoiado, abraçado essa causa, além do apoio da imprensa com o Diário do Aço. E este ano teremos como destaque as oficinas de percussão que serão ministradas por Jorginho dos Aturos e Caroline Beatriz da Guarda de Timóteo. E neste ano o produtor do evento é o mestre Túlio Jairo. E os reis festeiros são Roberto Canhotinho e Andréia Vaz”, completou.

Encontro Nacional de Congadeiros

Uma das participações esperadas na festa é do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. E na oportunidade será lançado oficialmente o evento “Encontro Nacional de Congadeiros”, a ser realizado em Timóteo em 2022. “Timóteo será sede deste mega evento e estamos também aguardando a confirmação de representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (EPHA)”, concluiu Luis Fabiano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário