Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de setembro, de 2021 | 13:49

Desafios do mercado de trabalho

Alexandre Cézar de Oliveira Melo *

Para muitos estudantes, o planejamento dos estudos consiste em entrar em uma faculdade, fazer um curso de graduação, conquistar e manter a tão sonhada vaga no mercado de trabalho em um ambiente cada vez mais competitivo. O que acontece é que o contexto de competitividade, de necessidade de inovação e da busca de novos conhecimentos, faz com que os profissionais de todas as áreas refaçam seus planos de reciclagem e atualização em cada etapa da carreira.

A busca por atualização está cada vez mais aquecida e em todos os segmentos os profissionais precisam estar por dentro das inovações tecnológicas disponíveis no cenário empresarial. Portanto, ser bem-sucedido envolve a incorporação do dinamismo e do contínuo aperfeiçoamento nos planos de carreira.

Podemos entender a formação continuada como capacitação de curta duração que permitirá o aperfeiçoamento das diretrizes práticas, independentemente da atividade profissional. Trata-se de uma proposta de atualização profissional alinhada com as demandas do mercado de trabalho e que aumenta as chances de empregabilidade e visibilidade no mercado de trabalho.

Na realidade, o conceito de formação continuada tomou força a partir de 1996 com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Na área da educação, a formação continuada é considerada um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino, mas até os dias atuais identificamos que há muito que se fazer neste sentido. Diante de tantas mudanças, muitas delas advindas do ambiente corporativo, o desafio do professor é o de se manter atualizado e possibilitar que o aluno esteja em condições de atender às demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

Mesmo com retração do mercado de trabalho nos tempos atuais, as pessoas estão cada vez mais se especializando e se atualizando para garantir um bom posicionamento. E o advento das novas tecnologias, dos novos conceitos e das novas experiências, sempre será necessário atualizar os conhecimentos para o melhor desempenho das competências no cargo em que a pessoa atua.

Quanto ao futuro do mercado de trabalho, florescem novas profissões como consequência da revolução digital, dentre elas, aquelas que envolvem tecnologias como o Big Data ou a Inteligência Artificial. O grande desafio é o de preparar pessoas para que atendam a essas demandas que o mercado de trabalho já apresenta. Muitas empresas, preocupadas com a necessidade de treinar, capacitar e preparar seus colaboradores para essa nova realidade, oferecem treinamentos para otimização do desempenho do trabalhador ensinando a ele novas competências (upskilling) ou para realocação do trabalhador em um novo posto de trabalho que exija novas competências (reskilling).

Para os candidatos que ambicionam uma oportunidade no mercado de trabalho, estejam preparados para uma trajetória repleta de desafios que exigirão o aperfeiçoamento contínuo tanto das chamadas habilidades duras, que exigem habilidades técnicas (hard skills) como pelas habilidades suaves, que se referem à inteligência emocional (soft skills). Em uma empresa moderna, todos devem estar preparados para fazer a gestão da mudança, aprimorando continuamente habilidades pessoais e interpessoais que possam agregar o desenvolvimento eficiente das organizações das quais fazem parte.

* Administrador, professor da Nova Faculdade e supervisor de Comunicação, do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) – comunicaçã[email protected]

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário