27 de setembro, de 2021 | 15:09

Usiminas paralisa o alto-forno 2 por cinco meses

Elvira Nascimento/Divulgação
O alto-forno nº 2 tinha voltado à operação em junho deste ano O alto-forno nº 2 tinha voltado à operação em junho deste ano

Em comunicado divulgado ao mercado e investidores na manhã desta segunda-feira (27), a Usiminas anunciou que, em função de um incidente ocorrido em 24 de setembro, paralisou as operações no seu alto-forno 2 em Ipatinga. O período deve ser de 90 a 150 dias.

Sem detalhar o ocorrido na semana passada, a diretoria da empresa ainda deverá falar a respeito dos impactos da medida. O AF2 tem capacidade de produzir 55 mil toneladas de ferro-gusa por mês.

Na nota do “fato relevante” a empresa também anuncia que vai compensar a parada com estoques e com a compra de placas no mercado. A companhia ainda não explicou se a paralisação do AF 2 vai prejudicar investimentos programados, como a reforma do alto forno número 2.

A Usiminas tinha retomado, em 14 de junho, a produção do alto-forno 2 da usina de Ipatinga. O equipamento era o último que ainda estava paralisado e, com o retorno, a companhia anunciou que voltava a operar a plena carga na produção de aço bruto.

O alto-forno número 2 tem capacidade para produzir 55 mil de toneladas de ferro-gusa por mês ou pouco mais de 600 mil toneladas por ano. A paralisação durou cerca de 14 meses e, desde dezembro de 2020, a empresa vinha trabalhando para a retomada da operação do forno.

Foram investidos R$ 67 milhões no processo, que gerou cerca de 600 empregos temporários durante a obras, conduzidas, entre outras empresas, pela Usiminas Mecânica. Para a operação do equipamento, a Usiminas contratou 40 novos empregados permanentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Waldemar

28 de setembro, 2021 | 20:00

“Basta continuar reduzindo gente? cortando engenheiros e perdendo gente experiente? infelismente será constante isso? muito triste”

Heberson Tem Razão

28 de setembro, 2021 | 13:45

“Sempre assim!
Os caras ralam o ano todo sonhando com um salário melhor, uma PL melhor, um aumento de salário digno.
Daí, surge um Fato relevante.
Até quando?”

Adir Ventura de Souzaa

28 de setembro, 2021 | 13:45

“A crise tá batendo na porta não te

M como sair aumento de imposto criSe na china”

Adir Ventura de Souza Ventura

28 de setembro, 2021 | 13:44

“O aumento do iof. Chegou e agora José?”

Astolfo

28 de setembro, 2021 | 13:06

“Algo estranho no reino do Paulista.”

Heberson Barbosa

28 de setembro, 2021 | 12:58

“A Usiminas é sempre assim, basta chegar ao tempo próximo ao acordo coletivo, que ela começa a falar sobre prejuízo, paralisação. Tem pião que vai defender, mas é só observar; entra ano e sai ano, a história se repete. Ela sabe que a maioria dos empregados, aceitam receber salários incompatíveis ao mercado, visto a grande quantidade de pessoas graduadas disponíveis na cidade. É lamentável. Fiz parte do grupo e não tenho saudade nenhuma de voltar.”

José Geraldo

28 de setembro, 2021 | 10:25

“Porque a USIMINAS não esclarece o que realmente aconteceu no AF2? Tem de ter sido algo grave, pois 05 meses é tempo até para uma reforma completa.”

Envie seu Comentário