EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

25 de setembro, de 2021 | 09:45

A sutil operação dos corruptos contra a Lei da Ficha Limpa

Antonio Tuccilio *

O sucateamento dos meios de combate à corrupção é evidente. Após o ataque à Lava-Jato, agora a bola da vez é a Lei da Ficha Limpa. Vale lembrar que essa lei foi uma conquista do povo brasileiro. Portanto, a tentativa de enfraquecê-la deve ser encarada como um insulto a todos os cidadãos.

Recentemente, os Deputados Federais aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLP) 9/2021, que retira a inelegibilidade do administrador público que teve suas contas reprovadas por irregularidade intencional. Isso mesmo. Você não leu errado: o PLP inocenta quem usou ilegalmente o dinheiro público. Afinal, qual a razão de limpar a barra desses criminosos?

A lei prevê que se não há dolo (ou seja, a intenção) não há irregularidades. Portanto, o envolvido não perde o direito de se eleger. A Lei exige que o ato tenha configuração de dolo, mas, mesmo assim, se o PLP 9/2021 for aprovado abre uma brecha perigosa, que pode livrar muitos corruptos da cadeia.

"Estamos falhando no combate à
corrupção. Forma-se uma silenciosa
operação para desmontar nossos
meios de combater a corrupção"


Aos poucos, verifica-se uma ação coordenada para enfraquecer a Lei da Ficha Limpa. De forma sutil, pequenos projetos aqui e ali ganham força e vão deixando brechas para que os gestores inescrupulosos escapem da inelegibilidade mesmo se cometeram irregularidades internacionais. Isso é suficiente para que eles não recebam mais que uma multa.

Sejamos francos. Estamos falhando no combate à corrupção. Forma-se uma silenciosa operação para desmontar nossos meios de combater a corrupção. O sentimento de uma democracia instável aumenta a cada dia e, inexplicavelmente, parte daqueles que elegemos para nos representar. Todos são rápidos para levantar a bandeira da anticorrupção, mas sabemos que por baixo dos panos muitos agem somente em benefício próprio, nunca em prol do Brasil. É uma vergonha. A democracia brasileira pede socorro.

* Presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Josimar Bastos

26 de setembro, 2021 | 08:38

“Estamos em um país, em que negociantes desonestos são eleitos como representante do POVO. Que em sua maioria, são honesto. Incoerência.”

Envie seu Comentário