Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de setembro, de 2021 | 12:00

Jericoacoara: paraíso cearense que você precisa conhecer

Um dos destinos mais buscados por turistas, Jericoacoara se destaca pelas praias e paisagens litorâneas.

Alex Ferreira
Praia do Centro, em Jericoacoara, na baixa da maré; Ao fundo, a duna onde os visitantes se concentram para ver o pôr do sol sobre o Atlântico Praia do Centro, em Jericoacoara, na baixa da maré; Ao fundo, a duna onde os visitantes se concentram para ver o pôr do sol sobre o Atlântico

Um dos destinos mais bonitos no Brasil é o Nordeste brasileiro. Localizado no município de Jijoca de Jericoacoara, litoral oeste do Ceará, a 300 km de Fortaleza, a vila de Jericoacoara, ou “Jeri”, para os mais íntimos, se consolidou como um dos principais cartões postais do Estado. O vilarejo balneário atrai a atenção pelas suas praias e lagoas naturais em meio a paisagens únicas, muito características dessa região do país.

A vila de Jeri fica escondida entre dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, cerca de lagoas de água doce e o mar. O local era uma simples vila de pescadores, em uma área de difícil acesso. Porém, hoje a vila está muito mais moderna, com hotéis, pousadas e uma excelente estrutura para visitantes. Para chegar até o local, o visitante pode pegar um ônibus Fortaleza-Jericoacoara. E ir até o município de Jijoca. Da sede até a vila o transporte é feito em veículos 4X4 e a viagem dura em torno de 30 minutos pelo grande deserto de areia branca e fina.

As ruas de Jeri ainda têm pouca iluminação e por toda a cidade você anda com os pés na areia, trazendo um ar interiorano para o lugar. Somente carros de serviços circulam por algumas ruas. Os veículos de moradores e turistas fica em um estacionamento na entrada da vila. Essa atmosfera toda, move e envolve o clima na região, o que acaba agradando muitas pessoas que buscam um local tranquilo e relaxante para viajar.
Alex Ferreira
A lendária Pedra Furada, a aproximadamente 40 minutos de caminhada da vila de Jeri A lendária Pedra Furada, a aproximadamente 40 minutos de caminhada da vila de Jeri

Como chegar em Jericoacoara?

A vila de Jeri fica no litoral oeste do Ceará, a cerca de 300 km da capital Fortaleza. Caso o turista queira chegar de avião no local, é possível desembarcar no aeroporto da cidade vizinha, Crus, e pegar um ônibus. Atualmente, apenas as linhas Azul e Gol estão realizando as viagens para o local, com voos saindo de Campinas, Guarulhos, São Paulo e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O que fazer em Jericoacoara?



A vila de Jericoacoara fica localizada em frente ao mar e as praias são suas principais atrações. Algumas lagoas de águas cristalinas, formadas pela chuva, também, são grandes atrativos do entorno e são acessíveis por buggy, quadriciclos ou jardineiras montadas sobre caminhonetes 4x4. Passeios que levam ao outro lado da vila permitem conhecer toda a redondeza com facilidade.
Alex Ferreira

Quais as melhores Praias de Jeri?

1. Praia de Jericoacoara

Como a principal praia da vila, ela é muito usada por praticantes de windsurf. Em frente ao mar localizam-se alguns hotéis, bares e restaurantes que durante a tarde oferecem um belo visual no pôr do sol. A praia de Jeri costuma ter um mar mais calmo, o que deixa o clima ainda mais agradável e seu visual muda bastante conforme o subir da maré. A menos de 500 metros localiza-se uma duna com aproximadamente 20 metros de altura. Todo fim de tarde várias pessoas vão para o local contemplar o pôr do sol, que naquela região do litoral brasileiro ocorre sobre o Atlântico. No lado sul da Vila, a caminho da lendária Pedra Furada, há a praia da Malhada, com ondas mais fortes e ventos constantes, ideal para os praticantes de kitesurf.
2. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é uma das principais atrações da região e que você deve conhecer. Trata-se de uma lagoa de águas cristalinas, com tons de azul e verde que possui um visual incrível. Ao longo de sua extensão, possui alguns estabelecimentos que você pode comer e se divertir.

Muitos estabelecimentos colocam redes para os visitantes aproveitarem e para quem curte lagoa, é recomendado ficar o dia todo no local, pois muitos acham até melhor que a praia normal.
4. Lagoa da Tatajuba

Situada no litoral oeste de Jeri, a Lagoa da Tatajuba é mais conhecida pelos passeios que contemplam a região. No meio do caminho há atrativos como o Mangue Seco, a contemplação de cavalos marinhos e a tirolesa, no meio do deserto. Tatajuba conta com alguns restaurantes simples em suas redondezas, mas com mesas e cadeiras na água que é o diferencial do lugar. Pode ser uma boa opção para relaxar e para quem busca um lugar mais pacato, sem tanta gente e quer aproveitar momentos mais íntimos.

Alex Ferreira
Lagoa Paraíso: passeio de canoa a vela  e rede na água para refrescar Lagoa Paraíso: passeio de canoa a vela e rede na água para refrescar

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário