23 de setembro, de 2021 | 14:49

Passo a passo de como estacionar corretamente

Divulgação
Se o estacionamento não é em 45 ou 90 graus, a baliza é a solução para estacionar Se o estacionamento não é em 45 ou 90 graus, a baliza é a solução para estacionar

Estacionar um veículo não é um bicho de 7 cabeças; Aprenda com essas dicas e faça a baliza perfeita
Estacionar um veículo é algo que assusta algumas pessoas, mesmo com anos de carteira de motorista. De fato, isso não é algo que se aprende do dia para a noite, pelo contrário, você precisa de bastante prática para conseguir fazer uma boa baliza e, muitas vezes, a pressão acaba deixando as pessoas com um certo receio.

Sejam eles veículos novos ou seminovos, cada dono encontra o próprio macete para conseguir fazer as balizas. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar você motorista de primeira viagem ou não, a conseguir estacionar o carro. Acompanhe o conteúdo para saber mais.

À procura da baliza perfeita

O primeiro passo para estacionar entre dois carros é dirigir para frente e ficar lado a lado com o primeiro carro. Dessa forma, ambos os carros ficam em linha paralela, ou seja, porta com porta lado a lado.

Após estacionar ao lado do primeiro carro, acione a marcha ré e gire o volante em direção a calçada. Em seguida, comece a entrar na vaga bem devagar, sempre com o pé no freio e com bastante atenção.

Enquanto isso, olhe também para o retrovisor esquerdo para ter um dos pontos de referência do farol direito do veículo de trás. Logo após, você começa a verificar as laterais do veículo para ver se tem espaço, não bater no meio-fio e acabar ralando as rodas. Lembrando: sempre com calma.

Essa parte é onde se encontra o segredo de uma baliza correta, nesse momento, você vira todo o volante no sentido contrário e continua dando ré no veículo para entrar na vaga. Coloque a primeira marcha e siga para frente para centralizar o carro e ajuste para que esteja bem no meio da vaga.

Quando falamos em ajustar para ficar no meio da vaga é para que o veículo não esteja nem próximo demais do carro da frente e nem do carro de trás. Isso facilita na hora de você ou os donos dos outros veículos saírem.

Outras dicas para estacionar de maneira correta

Como falamos no início do texto, estacionar um veículo não é uma tarefa das mais fáceis e leva um certo tempo até pegar a prática. Porém é bom que você se mantenha atento ao estacionar em alguns lugares como ladeiras, por exemplo.

Garanta que o seu freio de mão esteja com todas as manutenções em dia para que, ao parar em descidas, não tenha nenhum perigo do veículo se movimentar. Outra dica que pode ser importante nessas situações é deixar a marcha do carro engatada, isso ajuda a manter a inércia do automóvel.

Além disso, a tecnologia tem sido um dos maiores aliados das pessoas que têm uma certa dificuldade para estacionar. As câmeras de ré são itens que podem ser considerados indispensáveis para essas pessoas, inclusive, existem alguns modelos de veículos que já vem com esse acessório de fábrica.

Outro dos acessórios que podem ajudar na questão de estacionar o veículo corretamente são os sensores de estacionamento. Outro apoio da tecnologia que está vindo como itens de fábrica em alguns carros novos.

A melhor forma de estacionar em um lugar correto é respeitando a sinalização. Por mais que esse seja um assunto que já está saturado, é sempre importante estacionar nas vagas certas. O Brasil conta com espaços exclusivos para idosos e deficientes, que devem ser respeitados, sujeitos a multa ou guincho do veículo.

Seguindo essas dicas, é possível aprender a estacionar e respeitar as vagas que são destinadas às outras pessoas, certo? Com o tempo você acaba aprendendo que a baliza não é um bicho de 7 cabeças e pode ser feita sem medo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário