22 de setembro, de 2021 | 15:21
Energia solar por assinatura é opção em Minas Gerais
Divulgação
A energia da Cemig SIM é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável, em Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora

O país vive sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Para evitar o desperdício de energia, a Cemig destaca que os consumidores podem contar com mais uma alternativa para reduzir o impacto das bandeiras vermelhas e aliviar a conta de luz: a energia solar.
Em Minas Gerais, mais de 4 mil clientes pessoas físicas e jurídicas já aderiram ao sistema energia solar por assinatura da Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado fotovoltaico. Somada à adoção de uma postura mais sustentável e de uma energia mais limpa, os clientes garantem até 18% de economia para empresas, residências ou condomínios. Apenas neste ano, esses clientes já economizaram 15 milhões de reais na conta de luz e reduziram 14.000 toneladas de dióxido de carbono.
O segmento de geração distribuída, ou energia solar por assinatura, proporciona significativa redução na tarifa de energia elétrica e ainda minimiza os impactos da crise hídrica, ao utilizar a luz solar, um recurso natural. Outro benefício dessa modalidade é que não são necessárias obras e instalações e, portanto, o cliente não precisa fazer qualquer investimento para a contratação do serviço”, afirma Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM.
Como aderir
Os clientes atendidos em baixa tensão como empresas, restaurantes, condomínios, padarias, hotéis, farmácias, postos de gasolina, hospitais, residências - inclusive apartamentos -, dentre outros estão aptos a migrarem gratuitamente para o modelo de energia solar por assinatura.
A energia da Cemig SIM é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável, em Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora, porém, com menor custo. Os interessados podem simular e aderir aos planos oferecidos de forma totalmente digital, por meio do site www.cemigsim.com.br.
Usinas Fotovoltaicas
A Cemig SIM também atua no mercado de construção de usinas para empresas e residências. Nessa modalidade, são realizados o planejamento e a construção de usina fotovoltaicas em telhados, por exemplo, gerando uma economia média de até 95% na conta de luz.
Projetos e expansão
Nos próximos anos, a Cemig SIM irá investir R$ 1 bilhão em novos negócios e projetos em Minas Gerais, garantindo a expansão da geração de energia solar e ofertando aos seus clientes energia limpa e renovável a preços altamente competitivos. Hoje a empresa possui um parque de 14 usinas solares em operação e prevê a entrada de outras cinco ainda em 2021
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jane
23 de setembro, 2021 | 12:16Minas com tanto morro "careca" e tanta área destruída, já que não recupera as áreas queimadas e nem consegue parar os incêndios, poderiam implantar painéis solares em áreas a serem protegidas. Como pertenceriam a uma empresa o poder público talvez atue e proteja as áreas em que estiverem os painéis contra incêndio, Já que parece que só atividade "produtiva" interessa ao poder público. A crise hídrica atual tem relação direta com desmatamento e queimada. Quando a população estiver pagando não só pelo tratamento mas também por cada mililitro de água ingerido, talvez acorde para vida. Mas aí talvez seja tarde demais para o meio ambiente.”