PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

21 de setembro, de 2021 | 10:31

As árvores e o seu papel nas mudanças climáticas

No Dia da Árvore, doutora e professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária destaca impacto das plantas no controle da temperatura

Divulgação
As árvores ajudam a absorver a água da chuva, causando menos impactos ao soloAs árvores ajudam a absorver a água da chuva, causando menos impactos ao solo

Repórter Silvia Miranda
O aquecimento global e as mudanças climáticas há muito tempo já podem ser percebidos na prática, principalmente no Vale do Aço, uma região tipicamente conhecida por suas altas temperaturas que prevalecem durante a maior parte do ano.

Hoje, 21 de setembro, quando é celebrado o Dia da Árvore, a professora, doutora, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e coordenadora de pesquisa e extensão do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Gabriela von Rückert, reforça sobre como o plantio de árvores impacta positiva e diretamente na temperatura, especialmente nos grandes centros urbanos.

Conforme a professora, a fotossíntese feita pelas árvores retira dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, o estocando no seu troncos e raízes, o que ajuda a reduzir o acúmulo do gás carbônico na atmosfera, diminuindo sua concentração e assim os efeitos do aquecimento.
''Eu não tenho dúvidas que a preservação das florestas é essencial para combater as mudanças climáticas'' diz Gabriela von Rückert ''Eu não tenho dúvidas que a preservação das florestas é essencial para combater as mudanças climáticas'' diz Gabriela von Rückert

Além disso, ajudam na infiltração de água no solo, promovendo uma maior regularidade na disponibilidade de água subterrânea e superficial. “A fotossíntese é um processo metabólico incrível porque permitiu que a vida se tornasse tão diversa como ela é na Terra. Você tem uma eficiência energética e ciência de aproveitamento da matéria”, reforça.

A professora lembra que, quanto maior o porte da árvore, mais gás carbônico ela será capaz de armazenar e com isso reduz a quantidade na atmosfera. “E se esse carbono que um dia foi CO2 agora está na árvore, significa que agora ele não está na atmosfera. Então esse aumento de dióxido de carbono na atmosfera pode sim ser diminuído se você tem mais árvores assimilando CO2”, Gabriela von Rückert.

Queimadas atrapalham

As queimadas, que principalmente neste período do ano se alastram facilmente devido ao tempo seco, liberam muito rápido esse carbono estocado no corpo (biomassa) das árvores. “Então esse carbono é liberado na forma de fumaça, e na forma de CO2 novamente, contribuindo para o aquecimento. E esse serviço de estocagem de carbono das árvores se perde. Este é um dos pontos importantes quando falamos que muitas árvores, principalmente as florestas, combatem os efeitos climáticos, isso é uma coisa básica e essencial”, explica.
Alex Ferreira
Ficus gigante, na avenida Japão, bairro Cariru, um símbolo da resistência da natureza em meio à cidade Ficus gigante, na avenida Japão, bairro Cariru, um símbolo da resistência da natureza em meio à cidade

Mudanças no período de chuva

Ainda conforme Gabriela, outro fator importante sobre a preservação das árvores, principalmente pensando nas mudanças climáticas, é quanto o aquecimento tem prejudicado o período natural de chuva, com períodos de precipitação concentrada ou períodos de seca prolongados, atingindo não só os níveis dos rios e lagos, chamados de água superficial, mas também a água subterrânea.

“Sem as árvores, boa parte dessa chuva que cai no solo terá pouca infiltração, chegando pouca água nos lençóis freáticos. Muito vai escoar pelo terreno para chegar nos rios, nos lagos, mas no final das contas chegam no mar, ou seja, regionalmente você não tem aquela água permanecendo no local, ela vai embora. E quando você compara os ambientes terrestres ocupados por florestas e agora eles estão sendo ocupados por pastagens, por exemplo, por áreas agrícolas ou áreas urbanas, isso muda muito a capacidade de infiltração do solo”, detalhou.

Arquivo DA
Uma campanha educativa, lançada ano passado em Ipatinga. tentava sensibilizar as pessoas a respeito da importância da árvoreUma campanha educativa, lançada ano passado em Ipatinga. tentava sensibilizar as pessoas a respeito da importância da árvore

Preservação é a solução

Mas com árvores o processo de retenção da água da chuva é facilitado e reduz o impacto no solo, reduzindo o processo de erosões e desabamentos.

“Essa água da chuva vai bater nas folhas primeiro, depois no caule, até chegar no solo. E as raízes permitem uma maior permeabilidade desse solo, então facilita essa infiltração. Um ambiente ocupado por florestas vai ter uma capacidade de filtração maior”, detalha a professora.

“Isso facilita o reabastecimento do lençol freático e no final das contas vai permitir que lá nas nascentes tenha a água de forma mais regular. Eu não tenho dúvidas que a preservação das florestas é essencial para combater as mudanças climáticas”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

21 de setembro, 2021 | 12:36

“Na rua Parreiras do bairro Alegre, Timóteo, tem muitas árvores dum lado da rua, e há exatamente 30 anos que velhinhos na boca da noite queimam folhas, plásticos e lixo e ninguém toma providências. Não há pulmão que aguenta. Risos. E aí, tem solução?!”

Envie seu Comentário